4 de ago. de 2011

Qual o peso da nossa alma?



Em uma crença no Egito antigo, o deus da morte, Osíris, colocava o seu coração ou a alma em uma balança, e do outro lado uma pena. Se a alma fosse livre de qualquer pecado, seria mais leve que a pena e Osíris saberia que a pessoa estaria apta pra ir pro céu. Caso a alma fosse a pessoa tivesse feito coisas ruins, sua alma seria mais pesada que a pena e logo a alma seria ofertada pra um deus monstruoso que a devoraria.

Sendo assim, a ideia que a alma tem peso era puramente conceitual e não física no Egito antigo.




O filme 21 Gramas lançado em 2003, foi baseado na premissa que a alma tem esse peso. 21 gramas seria o número exato e muitos concordam que essa idéia poética pode retratar que a alma possui um peso.

O filme conta a história sobre a vida complicadas de três personagens: uma mãe ex-viciada com um casamento perfeito, um ex-presidiário, que se tornou religioso, e um professor de matemática à beira da morte aguardando transplante de coração. Os destinos dessas pessoas são ligados em uma mistura de amor, redenção e obsessão. O título refere-se ao peso que um corpo perde quando sua alma o deixa com a morte.




Mas devido a essa lenda egipicia o médico americano ( foto) Duncan MacDougall (1866-1920) de Massachusetts nos EUA, praticou um estudo onde ele colocou pacientes em estado terminal em uma cama enganchada em uma balança e quando os pacientes morriam, ele relatava uma perda de peso de 21 gramas.

Apesar disso, ele teve apenas 6 pacientes nessa pesquisa pra chegar às suas conclusões. Sua intenção era concluir o estudo com 8 pacientes em estados terminais porém um deles morreu enquanto o prato da balança não estava balanceado corretamente e outro morreu antes de ser ajustado na cama-balança.

Então, o doutor McDougall testou o experimento do peso da alma em cachorros. Quando um cachorro morria não havia nenhuma mudança de peso, e ele concluiu, obviamente, que "cachorros não tem alma".

Cientificamente o experimento de MacDougall não foi considerado válido.

fonte

3 comentários:

Anônimo disse...

lembro-me de ver uma entrevista com um orador chamado alex collier (1994),dizia então que a alma tenho o peso de aproximadamente 21 gramas

Anônimo disse...

Ótimo post! Seu blog está de parabéns, continue assim!
Que tal ganhar um laptop, uma moto 0 km, e ainda conseguir um dinheiro extra sem sair de casa? Parece uma boa idéia não é? Então acesse http://www.frpromotora.com/44589066 e descubra como conseguir. Simples, fácil e rápido. Teste e conheça!

Anônimo disse...

É cada sandisse que a gente le nessa internet!

Pesquise