15 de nov. de 2012

Ausencia de se sentir triste nos impede de amadurecer emocionalmente?

  


Quem nunca teve uma série de dias tristes ou uma depressão que atire a primeira pedra....
Estima-se que uma em cada 4 pessoas vai sofrer de depressão em algum momento de suas vidas e 15% da população mundial já apresenta um quadro depressivo.

Agora um número crescente de psiquiatras tem questionado se os médicos e as empresas farmacêuticas estão realmente ajudando pessoas tratarem a tristeza de uma forma saudável com remédios ou tornando a depressão um fator ainda mais prejudicial na vida do paciente.

O Psiquiatra e Professor de uma faculdade em Nova York Jerome Wakefield acredita que tristeza humana na verdade nos ajuda a aprender com os nossos próprios erros e mesmo apesar dela remover uma grande parte da motivação existente em nós, a ausencia de algum fator triste nos impede de amadurecer emocionalmente.

Quando estamos vivendo um período melancólico tudo fica mais díficil e complicado é como se o cérebro ficasse mais lento e colocando a mesma lentidão em nosso modo de encarar pequenos fatos do dia à dia.

Porém o Dr. Jerome Wakefield acredita que quem consegue ultrapassar os piores momentos sem à ajuda de remédios, na verdade se fortalece psicologicamente pra qualquer outro problema que mais uma vez possa ocorrer de forma parecida. Como por exemplo: a tristeza  que vem com o fim de um relacionamento, com a perda de um bom emprego, ter estudado muito e reprovado etc...

Enfrentar e superar os eventos ruins cria um mecanismo de defesa psicólogico como se sua capacidade de pensamento fosse ampliada.
Numa metáfora simples é como se o cérebro criasse anti-corpos.
Quando outra tristeza vier ela não terá o mesmo impacto na vida da pessoa. Assim ele Jerome Wakefield faz juz ao ditado "Aquilo que não mata, nos faz mais fortes".


E voce concorda ou discorda???



fonte  

5 comentários:

Luis Redondo disse...

Concordo com este artigo. Tem fundamento.

Anônimo disse...

A frase final não faz o menor sentido usada neste texto que intensifica o "mecanismo de defesa".

Quanto mais fraqueza, mais mecanismos de defesa, não o contrário.

Anônimo disse...

dica de amigo: muda o fundo do blog pq ta atrapalhando a leitura!

Anônimo disse...

Diria que a negação e a fuga são os maiores empecilhos, não são todos que conseguem um enfrentamento. A medicação serve para adiar e da mais tempo para a pessoa aceitar a situação

Anônimo disse...

Obviamente quem propõe isso nunca teve depressão ou ansiedade aguda.

Pesquise