22 de nov. de 2012

Como ser mais otimista?



Estudos mostram que pessoas pessimistas são mais propensas a desenvolver doenças cardiovasculares, obesidade, insônia ou excesso  de sono, cansaço sem motivo, depressão, agorafobia ou seja isolar-se socialmente, até alcançar os pontos principais da vida como perda de emprego, falta de interesse em atividades que nos deixam mais felizes, enxaquecas e por aí vai.


Ser cético no caso "otimismo" pode ter seu lado bom, afinal é meio perigoso digamos assim.... acreditar em tudo e em todos e viver num mundo de expectativas, pode não ser saudável.







Ser otimista não significa estar sempre feliz, com um sorriso de orelha à orelha. A vida envolve correr riscos todos os dias, isso não ausenta um otimista de ter medo, sentir-se ancioso, preocupado e ficar triste, chorar etc...
Uma pessoa otimista digamos que ela é mais equilibrada emocionalmente. Ninguém nasce com otimismo, a vida em si que contruímos atravez das nossas escolhas que trazem reações e situações algumas boas outras ruins e essa é base do pensamento otimista ou pessimista.

O otimista ao contrário dos pessimistas, eles sabem diferenciar esperança versus os sonhos, ou uma obsessão que seja, nesse caso ter algo ou chegar em algum lugar.


Entender que o passado não é igual ao futuro é o primeiro passo pra se tornar mais otimista diante das adversidades e problemas que volte e meia temos que enfrentar. Experimentar decepções no passado não significa que isso acontecerá novamente de uma forma parecida.





Ninguem precisa se colocar como culpado ou se sentir vítima das circunstâncias. Afinal antes de qualquer coisa nós não estamos sozinhos ninguem esta sozinho, dificilmente uma pessoa pode generalizar sua situação e dizer eu sou o culpado "disso!!!".
Pessimistas geralmente se colocam como vítimas nos problemas não por intenção própria e sim pelo hábito de pensar sempre de uma maneira mais melancólica e insegura.

Quem quer que esteja infeliz, inseguro a melhor forma de tentar sair do abismo pessimista é acalmar os pensamentos, ver claramente quem voce é, digo isso pra não se colocar pra baixo e dessa maneira  não desmoronar a própria auto-estima. Usar experiências negativas do passado para se-reconstruir e tomar melhores decisões pode ser um bom caminho.

Um comentário:

Márcia disse...

Muito legal, gostei!!

Pesquise