24 de nov de 2013

Significado das cores básicas








Algumas pessoas acreditam que as cores têm o poder de influenciar o humor e o comportamento. Tanto é que já existe até nome para isso e se chama "cromoterapia", (assunto que retratarei no próximo post.)

Muitos acreditam que o uso de uma determinada cor em um ambiente ou mesmo em roupas, é capaz de modificar sentimentos e as energias associados à ela.


Vermelho: É a cor do sangue e simboliza vitalidade, força, vitória e liderança também associada com emoções intensas e/ou explosivas, como paixão e raiva/agressividade.


Laranja: É símbolo da coragem, ânimo e otimismo. Costuma também ser associada à gentileza e equilíbrio das emoções.


Amarelo: Associada ao ouro, a cor dourada simboliza dinheiro. Mas na cromoterapia a cor carregada o significado de transmitir luz e por isso está ligada à criatividade e juventude.


Rosa: A cor rosa é uma espécie de vermelho atenuado pela presença do branco. Representa amores, romances mais duradouros, romantismo e beleza. E culturalmente a cor simboliza a feminilidade, delicadeza e fertilidade.


Azul:  É a cor associada à segurança emocional, paz de espírito, tranqüilidade, realização de sonhos, e da melhoria no aspecto da comunicação. Também tende à exaltar o nosso lado intelectual na busca ou em compartilhar conhecimentos.


Verde: Significa da esperança. E devido à sua associação com a natureza, simboliza vida, saúde, prosperidade, fertilidade, crescimento e renovação.


Marrom: A cor está associada a terra e tem um significado meio forte, representando disciplina, obediência e responsabilidade. Também expressa maturidade, segurança, raciocinio lógico e pensamento crítico em torno das questões do dia à dia. É a cor da estabilidade, das decisões nunca baseadas pelo afeto.


Roxo ou lilás: É a cor que representa intuição aguçada, magia e espiritualidade. Simboliza também saúde quando alguém está passando por algum tratamento ou em casos que se necessita de uma melhora rápida estando com a saúde enfraquecida.


Cinza: Por ser um misto de preto e branco, a cor cinza simboliza o equilíbrio, a cor é relacionada à decisões feitas sempre tomando base naquilo que relacionamos como "paz interior" e nas coisas que cosideramos importantes e nos trazem segurança emocional.


Preto: Cor associada ao mistério. Culturalmente simboliza luto e introspecção. Já na cromoterapia a cor expressa qualidades como serenidade, auto-estima, determinação e sofisticação.

Branco: Expressa paz, espiritualidade e sinceridade. Na cromoterapia a cor representa uma limpeza das energias negativas, do desânimo e nos direciona para um pensamento mais claro, otimista porém realista.


Nenhum comentário:

Pesquise