11 de dez de 2009

jogar moedas em poço, sinal de boa sorte?



O costume vem da Grécia antiga, uma região seca onde os poços de água eram fundamentais para a sobrevivência. Os homens daquela época acreditavam que cada poço era protegido por um espírito, deus ou deusa, alguma divindade e que jogar moedas para eles garantiria água suficiente pro ano inteiro. "Os poços também estavam associados à sorte e à fertilidade,a água que faz a vida crescer no solo", diz Renato Sabbatini, presidente da Sociedade Brasileira de Céticos e Racionalistas e professor de medicina da Unicamp.

Com o tempo, o costume se espalhou se tornando tão popular que a fonte mais procurada do mundo, esta em Roma e acabou se tornando um verdadeiro poço de dinheiro. De tempos em tempos, a prefeitura recolhe moedas jogadas por turistas do mundo inteiro e doa parte dessa grana para a Caridade. restante vai para os cofres municipais.

No Brasil, o espelho d’água do palácio da Alvorada, em Brasília, é o alvo mais comum das moedas de turistas. O recolhimento periódico mostra que a maioria tem valor baixo 01, 05, 10, 25 centavos ou já está fora de circulação. As poucas estrangeiras são de países da América do Sul. O dinheiro não é usado, mas é guardado dentro do próprio palácio.


Na minha própria crença, certamente se sua fé é que a moeda jogada lhe trará boa sorte ASSIM SERÁ!

3 comentários:

E.Suruba disse...

ajudou o chaves a cmprar um sanduche PREsunto :D

SOSVIP disse...

Adoro esse tipo de cultura inútil.hehe
Moro em Brasília e não sabia que o Palácio da Alvorada era um alvo dos "moedistas" não. Gostei da postagem Ferrockxia!
Abração!

SOSVIP disse...

Adoro esse tipo de cultura inútil.hehe
Moro em Brasília e não sabia que o Palácio da Alvorada era um alvo dos "moedistas" não. Gostei da postagem Ferrockxia!
Abração!

Pesquise