7 de out de 2010

as 4 emoções básicas do ser humano


Ayrton Senna deixou essa frase:

"Somos feitos de emoções, basicamente todos nós estamos procurando
por emoções, é apenas uma questão de encontrarmos a maneira
com que devemos vivenciá-las..."


*Mas é bem necessário ter inteligencia emocional !!



Emoções são as forças mais poderosas dentro de nós.

Sob a força delas é que agimos. E elas vem junto com os pensamentos e aí sim as atitudes são tomadas.

Quando os pensamentos e as emoções não estão no mesmo nível, vivemos um período que geram uma série de dúvidas... do tipo: será que faço isso ou aquilo? E pouco a pouco assim nós nos empurramos num beco sem saída.


As 4 emoções básicas são o gatilho das ações e realizações mais incríveis ou terriveis em uma vida.

Porém qualquer eventual desgraça pode ser mutável pelo livre alrbitrio e força de vontade.



As 4 principais emoções seriam essas à seguir:


DESGOSTO:

Nós sempre associamos a palavra desgosto com alguma coisa ruim.
Mas o desgosto, se canalizado pra um pensamento mais elevado, positivo pode mudar a vida de uma pessoa.
Quando alguem chega ao desgosto profundo, ao ponto de "não retorno".
Geralmente é porque a emoção pode estar profundamente misturada com sentimentos de medo, dor, humilhação, vergonha, cansaço, a frustração extrema de uma determinada situação.

Tipo aquele ditado:

"para mim chega"!!


Aí o desgosto leva a indecisão e por fim até a decisão!



DECISÃO

A "zona de conforto" quando destruída nos empurra a uma decisão seja lá qual for a antiga situação cômoda financeira, familiar, relacionamentos etc...

Quando a paz interior acaba é hora de lidar com as emoções conflitantes que se originaram tempos atraz. É como uma encruzilhada onde há várias direções para serem escolhidas. O problema e sair da zona de conforto, abrir os olhos, se levantar do tombo "feio" que levamos e seguir em frente.

A melhor decisão a ser tomada creio eu que seja uma fria analise sobre si mesmo, sobre quem está ao nosso redor e situação atual.

Decisões sempre são dificieis, elas são como uma guerra que ocorre em silencio, uma batalha de emoções positivas e negativas.

Em ocasiões onde a zona de conforto morreu...a guerra interior é tão intensa que o melhor a fazer é uma analise passado-presente e o possivel futuro.
Perguntando a si mesmo porque alimentar o terrivel sabor da indecisão???
Se a vida passa... e a insegurança esta ligada sempre ao medo, o medo de algo que as vezes é sem fundamento, que em muitos casos nos coloca em estagnação.



PAIXÃO/DESEJO POR ALGO:

Há apenas 2 razões pelas quais fazemos tudo na vida:
* Ter prazer ou evitar a dor. E isso nos leva à agir.



DETERMINAÇÃO:

Antes do auge de assumir pra si mesmo e dizer: "Agora eu vou, faço etc..." a determinação, nos faz questionar sobre as circunstâncias atuais e somente pelo amor ou pela dor que se abandona algo ou se tenta conquistar algo novo, ir em busca de outros horizontes. Abandonar alguma coisa em nossa vida, é muito mais dificil do que se adaptar ao novo.

Seria muito bom se fosse possivel bater a cabeça na parede e esquecer coisas ruins ou planos que se afundaram por nós mesmos, afinal ninguém é culpado de nada, a decisão é sempre nossa, há ocasiões que agimos como fantoches... mas hora ou outra o baque é forte e nos faz acordar pra vida, pras atuais circustancias etc...
Quando "acordamos"... a determinação surge! E seja qual for ela, ela tende a ser forte o suficiente, porque a zona de conforto já foi destruída e a sensação de se sentir sem rumo certamente levará a pessoa a criar uma nova opinião, desenvolver novos pontos de vistas e recomeçar de onde está com o que se tem porém sem a tristeza ou o pânico, ansiedade.

5 comentários:

johnny disse...

a determinação e mais importante das 4 se vc nao se determina vc so tende a se perde parabens pelo post ferrockxia

Deze disse...

Oi, aceita parceria?
Já coloquei o banner do exoticclic no meu blog www.culturefreake.blogspot.com

Beijos

Thiago Almeida disse...

Que interessante...Muito bom!

Anônimo disse...

Que lindo post Fer!!!
Adooro seu blog!
Grande beijo minha blogueira preferida!!

Anônimo disse...

Que lindo post Fer!!!
Adooro seu blog!
Grande beijo minha blogueira preferida!!

Pesquise