26 de dez de 2010

Conheça os 6 tipos de meditações





1. Mente sã, corpo são!
A meditação também é um apoio fisiológico usado para melhorar o estado físico num todo. Alguns dos seus beneficios são:

* diminui o risco de infarto e derrame cerebral.

* reforça o sistema imunológico.

* ajuda no controle das emoções negativas, como o medo, tristeza e a raiva.

* aumenta a produção de hormônios calmantes e reduz o nível de cortisol, hormônio desencadeador do estresse.

* auxilia a liberação de endorfina, um forte tranqüilizante que provoca a sensação de alegria e de bem-estar.

* alivia a insônia e deixar a memória mais afiada.

Os primeiros passos pra iniciar a meditação seriam:

Manter, prestar atenção no ritmo da sua respiração ou nas batidas do coração.
Sentar-se com a coluna reta e as pernas cruzadas.
Fechar os olhos e focalizar o fluxo de ar que entra e sai de seus pulmões.
Essa técnica é aplicada no budismo japonês. Que explica a tecnica como a melhor forma de espantar o estress, a ansiedade, angustias, preocupações porque a crença sobre a meditação justifica que se uma pessoa está ansiosa e agitada por exemplo, o gesto de inspirar e expirar o ar longamente simboliza expelir o que está incomodando. É a saída do excesso de peso, propiciando um estado de serenidade.

Além da tecnica respiratória a meditação inclui várias outros detalhes como os descritos abaixo.

2. Meditação de bhakti-ioga
O foco desse tipo de meditação são as divindades, orações ou textos sagrados. Ela foi resgatada pelo monge inglês John Main (1926-1982), está baseado na repetição de um mantra (sons).
Pra faze-la sente-se com as costas retas em um lugar tranqüilo, duas vezes ao dia, no período da manhã e à noite e escolha um mantar de sua preferencia e repita-o continuamente e vagarosamente com os olhos fechados.
Um dos meus mantras favoritos é este que 'pratico", "recito" com frequencia
OM TARE TUTTARE TURE SOHA
( significado: produzir modificações no nosso interior e em todo o universo à nossa volta)


3. Meditação transcendental
Não requer concentração ou contemplação. É baseada na repetição de um som particular só conhecido pelo iniciado, os praticantes deste tipo de meditação podem optar por mantras, orações cientificas, afirmações positivas etc...




4. Meditação Dinâmica
Criada, especialmente para os ocidentais, pelo líder espiritual Mohan Chandra Rajneesh, o Osho. Essa técnica mistura elementos de várias culturas, como músicas, danças e movimentos pra se conectar com o presente, ou seja com o aqui e agora! E assim remover da mente todo tipo de pensamento que nos ligam ao passado ou ao futuro, como preocupações, lembranças, planos, por aí vai...


5. Meditação Raja Yoga
O foco aqui é a reflexão. Sentados numa posição confortável que não precisa ser de coluna reta e pernas cruzadas, ficando com os olhos abertos, os praticantes mentalizam pontos positivos da natureza humana, como perdão, bondade, generosidade, compaixão e amor incondicional.


6. Concentração

 


Mantras (sons), formas geométricas ou cores são o ponto de atenção. É comum nas práticas hinduístas e budistas. Os praticantes se concentram numa dessas coisas e fazem com que pensamentos e emoções se direcionem somente à ela e todo o resto do mundo é esquecido neste momento.A meditação feita desta forma é usada pra alinhar os chakras que são os centros de energia do nosso corpo.

3 comentários:

José María Souza Costa disse...

Passei aqui lendo. Vim lhe desejar um Tempo agradável, Harmonioso e com Sabedoria. Nenhuma pessoa indicou-me ou chamou-me aqui. Gostei do que vi e li. Por isso, estou lhe convidando a visitar o meu blog. Muito Simplório por sinal. Mas, dinâmico e autêntico. E se possivel, seguirmos juntos por eles. Estarei lá, muito grato esperando por você. Um abraço e fique com DEUS.

http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

웃 Lu Silva 웃 disse...

Eita tô ficando até hem agora uai hehe

bjos

Alexandre Garcez disse...

Escuto canto gregoriano para relaxar, mas não sei em que grupo o mesmo pertence...

Pesquise