14 de dez. de 2010

Entenda o que é "agorafobia"



A agorafobia é um transtorno psicologico/psiquiatrico e ganhou esse nome devido a uma palavra grega "ágora", que nomeava as feiras, praças, mercados das cidades na Grécia antiga, nestes locais sempre haviam uma grande quantidade de pessoas reunidas. Portanto agorafobia significa o medo, receio, panico de encarar eventos sociais ou lugares aglomerados, cheio de pessoas desconhecidas.



A contradição nesse transtorno é que quem sofre disso ao contrário do que se imagina, não teme estar em um local especifico e movimentado, os agorafóbicos na verdade temem antecipadamente e continuamente se afastarem de casa ou das pessoas que lhe dão segurança. Por isso, o agorafóbico tende a evitar situações em que a fuga pra um território seguro possa ser difícil ou constrangedora. Quando isso ocorre, quem sofre com o transtorno pode ter sintomas de desconforto físico, como colapsos de ansiedades e/ou crises de pânico.


Em casos extremos o agorafóbico pode chegar ao ponto de evitar festas, filas de bancos, supermercados, fazer compras, esperar em consultórios médicos e até mesmo andar por uma rua desconhecida.




Pra quem não sabe Sigmund Freud neurologista nascido na Austria, fundador da psicanálise também sofria de agorafobia.
O tratamento desse transtorno pode ser a Terapia Cognitiva e/ou junto também com a Terapia Comportamental. Em alguns casos portadores de tal fobia também necessitam tomar medicamentos como ansíoliticos que são relaxantes neuro-musculares, ou seja acalmam o sistema nervoso central e consequentemente acabam com a tensão fisica, muscular que a pessoa vem sentindo.

2 comentários:

Flavio Ferrari disse...

Eu tenho um caso particular de agorafobia ... tem uns momentos tão chatos que dão até medo ...

guioximitsu disse...

interessante :)

Pesquise