5 de dez. de 2010

Psicólogos concluem que quem gosta de filme de terror é mais irônico, agressivo e psicologimanete mais forte




Há muito tempo os psicólogos querem entender por que algumas pessoas são fascinadas por filmes de terror.

Mas será que existe alguma diferença genética comparando pessoas que não toleram ver uma cena de tortura, decapitação, sangue pra todo lado?

Segundo uma pesquisa recente os adoradores de terror também ficam tensos, apavorados durante os filmes. A diferença entre os que gostam e os que não gostam pode ser explicado com fantasias, fetiches ou então quando alguem cresceu assistindo filmes da categoria ou mesmo teve adultos ao redor fanáticos pelo mesmo genero cinematografico durante a infancia e adolescencia.

Os psicólogos tem mais teorias do por que algumas pessoas são atraídas por estímulos assustadores. Uma delas é que... essas pessoas simplesmente não têm medo, nem se incomodam com histórias e imagens desagradáveis.

A outra hipótese é que os amantes de filmes de terror têm medo, mas antecipam o momento em que tudo vai acabar, e essa sensação de alívio é emocionante o suficiente pra sentir alguma emoção prazerosa durante as cenas mais pesadas e assim ir curtindo as partes mais assustadoras de um filme.

Eles selecionaram um grupo de pessoas que amam filmes de terror contra outras que amam filmes românticos. Ambas equipes tiveram que assistir a filmes de terror, enquanto os pesquisadores avaliavam suas emoções no intuito de entender se há alguma diferença na quimica cerebral daqueles que sofrem um aumento do nível de excitação, prazer com estímulos negativos.

Ambos os grupos apresentaram níveis similares de medo enquanto assistiam aos filmes. Mas apenas os que gostavam de filmes de terror ficaram felizes durante o filme. Para este grupo, as cenas mais assustadoras, sanguinárias foram também as mais agradáveis. O aumento do medo coincidiu com o pico de prazer e um aumento de dopamina e em seguida de serotonina.
A dopamina é um neurotrasmissor que nos dá energia e disposição já a
serotonina é responsavel pelo prazer, relaxamento e calma.
A pesquisa conclui que pessoas que gostam de filmes de terror geralmente são mais irônicas, agressivas, possuem menos empatia e ao mesmo tempo são extremamente fortes psicologicamentes em situações desgastantes, cansativas, constragentes e opressoras.

fonte

3 comentários:

Ale do Escrivaninha disse...

Nossa interessante, eu não curto muito não mas a minha mãe e meu irmão mais novo... Deve ser por isso que são meio doidos.
Valeu até aproxima e aguardo vocês no escrivaninha. Até mais.

Daay disse...

Muito bom o blog os posts são ótimos, e gostaria de fazer parceria. se sim entre em contato http://curiosozoio.blogspot.com/

a ee.. 666 seguidores do Exoticlic=O

Anônimo disse...

uau mana, então sou forte psicologicamente, e q pena, agressiva tb é verdade

beijos!k

Pesquise