20 de fev. de 2011

Estudos cientifícos provam que temos medo de dinheiro


Nosso cérebro tem um mecanismo que controla o nosso medo de apostar e consequetemente medo de perder dinheiro. Um estudo americano acompanhou 2 mulheres que tiveram lesões cerebrais e que perderam esse mecanismo no sistema nervoso central.

A descoberta mostrou que os humanos evoluíram para ser apegados às coisas materiais e ter medo de perder... perder por exemplo: comida, roupas, ficar sem dinheiro nos dias seguintes . Mesmo quando estão apostando, as pessoas desconfiam em arriscar seu dinheiro mesmo que seja pra ganhar uma quantia muito maior.

Os pesquisadores compararam as 2 mulheres com outras 12 pessoas saudáveis. Enquanto os outros voluntários se arriscaram a apostar apenas cinco dólares, as mulheres apostaram cinquenta, de uma só vez!

O estudo ainda acredita na possibilidade de diferenças genéticas, de criação e culturais que alterem o modo com que esse mecanismo do cérebro funcione. Portanto os especialistas indicam pra antes de apostar, antes de gastar, planeje suas despesas e riscos minuciosamente, porque talvez não exista perigo algum é só seu cérebro reagindo ao medo de perder dinheiro sem suas próprias analises e julgamentos.



fonte

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Ferrockxia,

Parece que não me encaixo no perfi "normal", talvez por experiências co meu pai... vai saber. Acredito que esse medo de perder tem até sentido, porque eu ouvi muitos "causos" de jogadores compulsivos que apostaram tudo que tinham e... ferro neles, inclusive tendo um final dramático, como o suicídio.

Por isso, é sempre bom desconfiar pelo menos um pouquinho.
Bjùs

Marcelo disse...

Desculpa ser o chato dos comentários mas, o título deveria ser "Medo de PERDER dinheiro", não medo de dinheiro! Ninguém tem medo de dinheiro. E será que precisa um estudo para descobrir que temos medo de perder dinheiro?!? Pesquisa inútil. Post inútil.

Pesquise