19 de jul. de 2011

como tomar as decisões certas?



Até pouco tempo os cientistas acreditavam que, quanto maior o número de opções, melhor seria a decisão que nós tomaríamos sobre determinado assunto.
Acontece que aquela sensação de agonia que nós sentimos toda vez que precisamos escolher apenas uma única coisa, caminho, pessoa, um tipo de comida, uma roupa, um filme pra assistir etc... finalmente encontrou respaldo na ciência.

Cientisitas finalmente chegaram a conclusão que na verdade, quanto maior o número de possibilidades temos maior vai ser a nossa chance de tomarmos a decisão errada. Se só o bom senso não é suficiente para provar o que muita gente já sabia, um artigo publicado na Scientific American comprova o conflito que nosso cérebro experimenta quando é pressionado por muitas opções.







Quanto se há várias coisas que podem ser escolhidas nós caímos na duvida e na indecisão
"isso ou aquilo?" 
"o que é melhor?"

E por fim sempre escolhemos algo pelo impulso porque o cerebro nos dá o comando que há varias opções mas agora no caso voce só pode ter uma delas.


Quem nunca viveu um conflito do tipo entrar numa loja querer comprar várias roupas e só poder levar uma peça? =(

Ou o conflito que carreira devo seguir?
A gente fica indagando todas as opções que se encaixa com nosso perfil e o muitas vezes o tempo passa sem tomarmos uma decisão.




É fácil perceber isso também quando estamos num restaurante por exemplo. Quem estiver com fome vai encher o prato com combinações que nem sempre dão certo.

Para evitar enganos ou pelo menos chegar o mais perto possível de uma boa decisão, vale seguir algumas dicas:


* Evite tomar decisões quando estiver muito estressado!
Porque o estresse pode levar a decisões impulsivas e pode limitar a busca de soluções melhores pra determinado problema, porque nos impede de pensar com clareza. Por isso, na hora de decidir, respire fundo, feche os olhos e tente esquecer o resto do mundo enquanto pensa só naquele problema.


* Procure se auto-conhecer:
Vivemos cercados de propagandas e pessoas que muitas vezes sem querer tentam influenciar nossas decisões. Aqui cabe o exemplo do restaurante mais uma vez. Quanto mais tivermos segurança sobre nossos gostos, valores e objetivos, mais chance vamos ter de tomar a atitude certa.


* Antes de decidir, pense!
Tirar a mão de uma chapa quente é uma decisão que não exige raciocínio certo?
Mas não é o que acontece com a maioria das escolhas que nós precisamos fazer no dia-a-dia.
Por isso repense no passado analise o presente e tente projetar o futuro que voce terá depois da escolha que você está prestes a fazer.



* Se os passos acima falharem PARE de um tempo à si mesmo e não ignore sua intuição.
Mesmo depois de pensar se você ainda se sentir incomodado com a escolha que está prestes a fazer, é hora de confiar na intuição e deixar rolar quando você aceita a decisão "Eu estou indeciso não sei o que fazer momentaneamente" Toda sobrecarga mental e emocional pouco a pouco desaparece e quando isso acontece atitudes desesperadoras somem e claro que com o tempo tudo muda as situações mudam. As vezes seguir a intuição e dar tempo ao tempo não significa agir por impulso, mas simplesmente deixar que a força da sua natureza faça o trabalho que o cérebro não está conseguindo fazer.


FONTE

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho válido todos esse conselhos, na verdade acho muito válido! Estudei medicina até terminar o 5o Ano e não me formei. Pude perceber que queria outra coisa e hoje estudo Publicicade mas é necessário muita força de vontade e realmente não se importar com o que dizem os demais, porque do contrário você não sair do lugar..!!
FORÇA A TODOS!!!

Pesquise