26 de jul. de 2011

Gostar mais de cachorro ou de gato pode identificar traços de sua personalidade


Uma equipe de psicologos da Universidade do Texas liderou um estudo com 4500 pessoas. O intuito da pesquisa era identificar se nossa preferencia por cães ou gatos podem definir algum traço da nossa personalidade.

Os participantes tiveram que responder algumas perguntas que iriam investigar a personalidade em cinco áreas:
* simpatia, extroversão, facilidade de adaptação, consciência e neurose.

Essas áreas foram indicadas em pesquisas anteriores como componentes da maior parte dos traços da personalidade de qualquer indivíduo.
Na pesquisa, os entrevistados também deveriam indicar se gostam mais de gatos, de cães, de ambos, ou de nenhum , lembrando que elas não precisavam necessariamente ter um desses animais de estimação.

O resultado mostrou que as pessoas que gostam mais de gatos são mais neuróticas, porém possuem uma maior facilidade de adaptação em qualquer sentido mantendo inicalmente um nivel de cautela e depois se tornando mais extrovertidas, no nivel de consciencia foi mostrado que os apaixonados por felinos aceitam idéias novas de forma mais rápida, no entanto ganhar a confiança dessas pessoas se leva um certo tempo.

Já as pessoas que gostam mais os cães tendem a ser mais extrovertidas e simpáticas, não se adaptam facilmente em novos ambientes, quando passam por periodos de solidão ou sentimento de negligencia alheia tendem a ficarem triste rapidamente, e se apegam facil à outras pessoas.

Os pesquisadores acham que esses traços combinam exatamente com a personalidade dos animais que os entrevistados marcaram como de suas preferências.

Cães são extrovertidos e brincalhões enquanto gatos podem ser mais neuróticos, mas têm facilidade de se adaptar a novas situações.

A descoberta pode ser útil para identificar qual é o melhor animal para cada pessoa e para avanços na terapia de humanos com o uso de animais. Como a já existente bichoterapia que consiste em pessoas com depressão a terem um animal de estimação, porque ter um animal a pessoa fica ciente que deve cuidar dele, nesse ponto as pessoas depressivas podem melhorar de humor porque se sentem úteis, porque seja lá um cão ou gato necessita de várias coisas comida, água, atenção, carinho etc...

No entanto, os cientistas ainda não sabem se as pessoas escolhem animais que são parecidos com elas ou se são os próprios donos que também podem transmitir os traços de sua personalidade pros seus animais.

2 comentários:

Unknown disse...

Massa... Eu n gosto de nenhum, mas me achei meio cachorra nessa pesquisa... rsrs

Portal Mundo do Cachorro disse...

www.mundodocachorro.com.br

Pesquise