16 de dez. de 2011

Cientistas estudam como identificar o choro dos animais



Todos sabem que o choro é uma manifestação de sentimentos, e os cientistas afirmam que de fato isso existe no mundo animal.

O que os zoólogos sabem é que assim como nós, humanos, a maioria dos mamíferos: cães, gatos, ursos, macacos por exemplo, possuem um sistema lacrimal bem desenvolvido.

No mundo animal as lágrimas têm a função de lubrificar e limpar os olhos. Se elas podem ter alguma coisa a ver com as emoções, isso continua um mistério... assim explica o estudioso americano Tom Lutz em seu livro: "Crying: The Natural and Cultural History of Tears" 
(Choro: a natural e cultural história das lágrimas)

No livro ele exeplica que é impossível diferenciar se as lágrimas vertidas pelos animais têm fundo emocional como dor, tristeza, medo, saudade ou são meramente resultado de um cisco que entrou no olho.

Em vez do nosso chororô habitual, lágrimas e lágimas, especialistas como veterinários e zoólogos acreditam que o instrumento usado pelos animais pra expressar suas emoções é a emissão de sons específicos, por exemplo os gemidos dos filhotes, miados manhosos ou altos demais dos gatos, os latidos incessantes e também gemidos e uivos dos cachorros.

Nenhum comentário:

Pesquise