12 de mar. de 2012

A Terra está enfrentando a maior tempestade solar desde 2003

Continuando com o titulo do post,  isso vem acontecendo graças a uma onda gigantesca de partículas carregadas de raios solares que vem se chocando contra o planeta.




A cada 11 anos o sol se segue um ciclo, quando o periodo de 11 anos termina, o sol aumenta suas atividades através dos pontos mais fracos dos seus campo magnéticos e durante este processo algumas partículas são ejetadas pro espaço essas mesmas partículas, também vem como nuvens de plasma quentes, e as vezes acambam atingindo a Terra, e isso tem acontecido este ano.

E é aí onde elas se chocam contra o campo magnético terrestre atingindo tambem a atmosfera.

Tais partículas eletro magnéticas geram pulsos magnéticos tambem chamados de EMP e eles são perigosos para as nossos aparelhos eletrônicos porque tanta energia eletromagnética pode sobrecarregar-los.

Em 1989 no Canadá uma tempestade solar foi capaz de desativar a eletricidade e certamente estragou mais coisas...


Nos últimos dias, vôos próximos ao pólo norte ou pólo sul foram proibidos, porque devido as tempestades solares e os EMP atingindo a Terra acidentes aéreos eram quase que inevitáveis.

Os cientistas sabem que o campo magnético da Terra está mudando regularmente os pólos positivos se tornam negativos e os pólos positivos negativos se isso não acontecesse o pólo norte seria o pólo sul e vice e versa.

Pra entender eles não mudam de lugar, simplesmente a carga muda. Durante essa mudança, o campo magnético pode se romper o que pode ser um perigo! Porque durante essa mudança, se o sol estiver enviando tais partículas, tal caso  chamado de "ejeção de massa coronal" seria fatal para a Terra.


As partículas EMP, o plasma, que atingisse a atmosfera da Terra diretamente queimariam a camada de Ozônio, assim causariam uma alteração na atmosfera acabando com a vida no planeta.
Qualquer coisa em contato com essa as partículas de uma tempestade solar seria queimada.

Nenhum comentário:

Pesquise