26 de abr. de 2012

Pensar sobre a morte pode ser saudável




Isso é o que diz uma série de estudos publicada na versão online da edição de maio do periódico "Personality and Social Psychology Review" mostrando que invez de ter um efeito destrutivo e perigoso, pensar sobre a morte pode, na verdade, melhorar a saúde fisica e ajudar a pessoa em si a priorizar seus valores e objetivos.

Kenneth Vail, da Universidade de Missouri e coordenador do estudo disse que:

Existe pouca compreensão de como é a consciência da morte pra cada um de nós, seja ela sutil ou quase que diária, de qualquer maneira  pode ser capaz de motivar atitudes e comportamentos que minimizem os danos e promovam o bem estar.

Durante o atual levantamento de dados, Vail descobriu inúmeros exemplos de experimentos que sugeriam um lado positivo no fato de lembrarmos naturalmente da morte.

Um estudo conduzido por Matthew Gailliot e publicado no Personality and Social Psychology Bulletin em 2008, por exemplo, indicava que só o fato de estar fisicamente perto de um cemitério afetava o quanto uma pessoa se sentia motivada a ajudar outra.

"Esse tipo de comportamento teria sido 
motivado pela consciência da morte", diz Vail.

Uma pesquisa de 2011, coordenada por D.P. Cooper, descobriu ainda que a lembrança da morte de alguém aumenta o cuidado com a própria saúde, como maior uso de protetor solar, redução do fumo, bebidas alcoólicas, se alimentar com comidas mais saudáveis e o aumento das atividades fisicas.



E voce pensa sobre a morte? 
ou tem medo até de pensar sobre ela?



Fonte

Um comentário:

{Kajira_S.}D.E.N. disse...

Concordo bastante com esse post. Quem sabe, assim, se for bastante divulgado o homem, como diz o Dalai Lama, deixa de viver como se nunca fosse morrer e de morrer como se nunca tivesse vivido.

Pesquise