5 de set. de 2012

Nasa abre concurso pra batizar asteróide descoberto há 13 anos



A Nasa abriu um concurso pra estudantes na faixa de 16 até 18 (infelizmente quem é mais velho não pode participar) o intuito da Nasa é batizar o asteroide da foto descoberto há 13 anos. Desde então chamado provisoriamente de: (101955) 1999 RQ36.

Tal nome (101955) 1999 RQ36 é uma designação alfanumérica que é dada pra qualquer coisa espacial recém-descoberto, com critérios que determinam sua órbita. Já o "1999" no nome, é o ano em que ele foi encontrado.


A Nasa vai receber sugestões de alunos menores de 18 anos do mundo todo, até o dia 2 de dezembro. Cada concorrente deve apresentar um nome com até 16 caracteres para esse asteróide. As inscrições devem ser feitas por um adulto responsável e deve ser inclusa uma breve explicação e justificativa pelo nome escolhido. Para saber mais sobre como participar, clique aqui.


A idéia é uma parceria da Nasa com a Sociedade Planetária em Pasadena na Califórnia também com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a Universidade do Arizona, em Tucson.

Após o envio dos nomes, uma comissão deve analisar as propostas. O primeiro lugar será eleito por um comitê da União Astronômica Internacional.

Segundo o pesquisador Dante Lauretta, da Universidade do Arizona, a ideia é obter um nome mais simples de se pronunciar do que os vários números atuais.

Na opinião do diretor-executivo da Sociedade Planetária, Bill Nye, asteroides merecem um nome condizente. Além disso essa iniciativa,  é uma forma de envolver os adolescentes e colocá-los em sintonia com a ciência.

Quem for o sortudo e der um bom nome pro asteróide terá seus privilégios!!!! Iisso porque uma missão da Nasa prevista para 2016, denominada OSIRIS-REx, deve trazer à Terra as primeiras amostras desse asteróide, que tem cerca de 500 metros de diâmetro. Os cientistas esperam descobrir pistas dele sobre sua origem no sistema solar e das moléculas orgânicas que podem ter originado a vida no nosso planeta.

Segundo o cientista Jason Dworkin, do projeto OSIRIS-REx no Centro de Voos Espaciais Goddard, em Greenbelt, no estado de Maryland, essas amostras vão permitir, por exemplo, que a mesma pessoa responsável por nomear o (101955) 1999 RQ36 possa estudá-lo quando adulta.





Para participar ou demais informações fica o link:

http://planetary.org/get-involved/contests/osirisrex/


E voce que nome daria pra um asteróide? ^^

Nenhum comentário:

Pesquise