1 de out. de 2012

A forma como voce vê os outros pode revelar muito sobre voce


É melhor começar pensar 2 vezes antes de falar o que voce acha dos outros, porque suas palavras podem revelar muito sobre sua própria personalidade, até mesmo características nas quais voce pode nem estar plenamente ciente de que possui.

Essa é a conclusão de um estudo feito por 3 psicólogos americanos, Dustin Wood professor de psicologia da Universidade Wake Forest na Carolina do Norte, Peter Harms professor na Universidade de Nebrasca e a psicóloga Simine Vazire da Universidade de Washington.

Eles afirmam que a maneira como nós vemos os outros reflete muito sobre quem na verdade somos ou podemos ser ou ter apenas traços da maneira de quando julgamos alguem isso incluí tanto as boas quanto más características.
 

Segundo psicólogos, ver os outros positivamente revela os próprios traços positivos da mesma forma quando voce ali supostamente identifica o lado ruim de alguem.

Palavras tem peso e elas tanto podem estar corretas quando conhecemos bem alguem porém geralmente é dificil conhecer alguem por completo aí da maneira como julgamos alguem é que podemos estar expondo traços de nossa própria personalidade.








Pra realizar tal estudo publicado no "Journal of Personality and Social Psychology"
(Diário da personalidade e psicologia social) universitários foram convidados a falar sobre as características positivas e negativas de outros estudantes com os quais estavam familiarizados.
O resultado demonstrou que a tendência de uma pessoa de descrever outras de forma positiva é um indicador forte que mostra que quem julga positivamente tende ser mais entusiasmado com a vida, uma pessoa mais alegre, e emocionalmente estável.




 Os psicólogos chegaram ao concenso que quando não estamos reclamando das prováveis má qualidades de fulano e ciclano é que na verdade estamos bem com nós mesmo, estamos de certa forma satisfeitos com nossas próprias vidas. Já sobre as percepções negativas que temos sobre outras pessoas estão ligadas a níveis mais elevados de descontentamento com si próprio, narcisismo na maioria das vezes não assumido e relapsos de isolamento social.


A simples tendência de ver pessoas negativamente indica uma probabilidade maior de depressão e outros transtornos de personalidade.




A dualidade fica onde ser excessivamente negativo ao descrever alguém ou algo o excesso de crítica pode ser uma pista de que a pessoa ao qual retratamos não nos faz mais bem,
(isso em caso de relacionamentos e também profissionais) porém quando demasiadamente criticamos tudo os psicólogos apontam que estamos infelizes e neuróticos.

 
Segundo os autores do estudo, os resultados mostram que o que uma pessoa vê no outro é mais do que simplesmente a projeção da sua própria imagem. Salva-se as excessões quando conhecemos alguém profundamente em todos os aspectos.


fonte

Um comentário:

Unknown disse...

Super verdade isso!

Pesquise