19 de mai de 2013

Como evitar hábitos destrutivos



Fazer mal a si mesmo sem perceber pode ser chamado de: auto-sabotagem, ou procrastinação
(nesse link http://www.exoticlic.com/2010/04/voce-e-vitima-da-procrastinacao.html
explico o que significa se auto-procrastinar.). Enfiim, isso pode acontecer com tanta frequência que a atitude destrutiva acaba virando um hábito sem nos darmos conta disso.

A psicóloga Bel Cesar explica que esse comportamento costuma aparecer quando a pessoa fica com medo de sentir novamente a dor de uma experiência negativa passada.

Existem diversas maneiras de se auto-destruir. Uma delas é quando uma pessoa diz desejar muito uma promoção no emprego por exemplo, mas não atende aos pedidos do chefe ou não cumpre os prazos exigidos pela empresa. O mesmo ocorre com quem está de dieta, aquela dieta que a pessoa leva mais ou menos a sério só que por fim não vê resultados porque volte e meia tá lá, devorando tudo o  qu e vê  e no dia seguinte se atormenta com a culpa por ter comido demais.

Mas por que isso acontece?

As atitudes destrutivas podem ser um jeito de nos punirmos por um erro. Ou seja, por terem errado ou sofrido uma vez, algumas pessoas começam a sentir que não merecem mais realizar os próprios sonhos e objetivos de vida.
Dessa maneira, é possível criar barreiras para que os desejos, planos, metas acabem sempre empacados pelos medos irr acionais antigos.

E como identificar essas ações destruidoras?

Por ser um comportamento repetitivo, é preciso ficar atenta às características mais comuns da auto-sabotagem.

* Desconfiar da própria capacidade de conseguir algo.

* Cultivar sentimentos de evitação a certas ocasiões e medos sem fundamento.

* Se sentir inseguro diante de situações que voce sonhava viver, e agora as oportunidades estão presentes na sua vida.

* Ter dificuldade em cultivar relacionamentos e demonstrar emoções.

* Não acreditar nos elogios que recebe.

* Resistir sobre refletir os próprios erros e tentar aprender, extrair algo positivo deles.

*  Se prender em características como timidez, apatia, raiva, preguiça e orgulho. Que são mecanismos de defesa contra a mudança de atitudes.


Como dar um fim nesse problema?

O 1º passo segundo a psicóloga Bel Cesar, é tomar a decisão de mudar. Pra isso, é preciso se dedicar a reconhecer os próprios erros e ter a intenção de substituí-los por atitudes positivas e diferentes das      que se mantinha,.

* Preste atenção às frases prontas que vêm à sua mente para desencorajar suas decisões. Pensamentos como:
"não vou conseguir"
 "vai dar tudo errado"
 "vou deixar para depois"
 "estou com preguiça agora"
 "não tenho coragem pra fazer isso esse momento" 
Esses pensamentos citados acima são alguns dos que revelam comportamentos destrutivos de que não temos consciência.





Fica a dica!
---> Toda vez que voce reconhecer um pensamento de destrutivo, se distraía por um tempo, assim voce vai refrescae as idéias e talvez depois de uma hora por exemplo suas idéia estejam mais otimista e voce com humor melhor.

Tenha disposição pra assumir as responsabilidades que esses novos comportamentos trarão.

Tenha paciência. A mudança de comportamento não acontece do dia para a noite. É preciso tempo e persistência para substituir os pensamentos velhos por novos até transformá-los em um hábito.

Se permita demonstrar suas emoções e sentimentos e até falar sobre eles. O que sentimos quando não dividimos pode ser prejudicial e expor mesmo que seja parcialmente o que voce sente, pensa é um jeito de exercitar as mudanças de comportamento.


fonte

Um comentário:

Anônimo disse...

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