16 de jun de 2013

Gastrite: tipos, causas, sintomas e tratamento



Existem 2 tipos de gastrite a aguda que dura pouca tempo e a crônica que atormenta durante anos.

Muitas pessoas tem um estômago mais sensível o que as vezes leva alguns de nós pensarmos que temos gastrite.

Os sintomas dela aparecem quando as paredes mucosas do estomago ficam inchadas.

Excesso de medicamentos, de bebidas alcoólicas, tomar café exageradamente ou optar por alimentos muito quentes ou frios podem desencadear as primeiras crises de gastrite sendo nessa fase considera aguda.

Mas também ela pode ser causada mesmo que voce seja vegetariano, anti-acool, não tomar nada que contenha cafeína. Isso porque a gastrite também pode ser causada por uma infecção bacteriana
tal bactéria se chama: "helicobacter pylori".
Essa bactéria vivem quase exclusivamente no estômago e duodeno e é a única capaz de se multiplicar em orgãos que contém tanto ácido.
Para descobrir se suas dores de estômago são causadas por essa bactéria só há 3 maneiras : exame de sangue, fezes ou endoscopia digestiva com biópsia, assim verificando se a bactéria é a causadora da sua gastrite ou não.

Se for causada pela bactéria Pylori, a única opção é tomar antibióticos específicos por 7, 10 ou até 14 dias. E durante este tempo é normal que os sintomas da gastrite pareçam ter aumentado, mas é  importante ser forte e teimoso nessa hora e levar o tratamento até ao fim pra matar essa maldita bactéria.


Quando a gastrite não é causada por infecção bacteriana o tratamento da gastrite é feito com medicamentos supressores do ácido gástrico estomacal, um deles e muito conhecido é o remédio Omeprazol.
 E com algumas mudanças na alimentação, que incluem restrições alimentares como:
- Não tomar café, nem refrigerante, nunca misturar bebidas alcóolicas.
- Evitar alimentos ácidos ou que contenham muito tempero ou aromatizantes artificiais.
- Maneirar no consumo de frituras e de chocolate.


Nervosismo, ansiedade e stress infelizmente podem causar episódios breves de gastrite.

Nenhum comentário:

Pesquise