25 de abr. de 2010

Origem da lenda dos vampiros




As lendas vampiricas não tem data certa na história.
Das supostas origens... a mais difundida é interessante, porque tem bases em histórias religiosas.
Alguns acreditam que Caim quando matou seu irmão Abel, foi amaldiçoado por Deus. E por isso foi condenado à perambular eternamente pela Terra, sendo que ele não poderia ser destruído e e carregaria um símbolo, o símbolo da imortalidade ou fertitilidade, sendo que na cultura egipicia a cruz de Ankh simboliza vida.




Do lado mais religios acredita-se que os primeiros vampiros surgiram entre os suicidas e os criminosos condenados à morte. Ou seja, pessoas que de uma forma ou de outra... tiveram seu a vida interrompido. E após a morte esta pessoas se tornariam os espiritos, atormentando os vivos, os evangélicos chamam eles de "encosto".
Vlad III nasceu numa cidade da Transilvânia chamada Sighisoara enquanto seu pai, Vlad II, estava vivendo exilado. O principe nasceu em 1431 e morreu aos 45 anos, em 1476.


A primeira pessoa a usar Vlad Tepes como um vampiro foi o escritor Irlandes Bram Stocker. Daí por diante surgiram varios vampirios ficticios, Lestat, Nosferatu etc...


Nascida em 7 de agosto de 1560 Isabel Bathory, ou mais famosa como a Condessa de Bathory, entrou pra a história dos vampiros porque ela cometeu uma série de crueldades. O marido dela era um Conde e militar deixava ela assistir a torturas
que aconteciam ali em seu reino, castelo e com isso a Condessa aprendeu muito bem como machucar as pessoas e gostava de praticar isso.



A lenda conta que Isabel Bathory tomava regularmente banhos de sangue, porque acreditava que este simbolo de vitalidade, a deixava mais bonita e mais disposta. Sendo assim ela fez varias vitimas pro seu ritual de beleza sangrento ser continuado.
A condessa morreu presa em uma solitária no Castelo Casthice. Ela foi condenada pelos seus crimes em 1610 à prisão perpétua. Mas faleceu logo 4 anos depois disso em 1614.

Tá vendo as lendas vampiricas são algo bem mal explicado, porem ficção ou não, essas criaturas noturnas e sedentas por sangue já conquistaram milhões de pessoas.

10 comentários:

Juliano Jacob disse...

Vlad o impalador...

@julianojacob

clique documental disse...

Eita eita... q meeeeeda!

Fê mudando de assunto... desde já desejo a voce um feliz niver!!!!

Bjos

Luiza Shaddix disse...

massa adorei seu blog cara seguindo :D

Flavio Ferrari disse...

E agora viraram símbolo sexual ... pode ? Tudo porque a mulherada adora uma mordidinha no pescoço.

Deze Rezende disse...

Adorei o post!
Adoro ler sobre as lendas vampiricas.
Só acho que faltou a Lilith aí, há lendas de que ela foi a primeira vampira da história, assim como primeira mulher também, antes de Eva.
=D

Arsênico disse...

Eu sou um aficcionado por Vampiros! atÓron!

Na época de Vamp... lembro-me que coloca um lençol nas costas e saía correndo me dizendo de Vlad!

Eu curto pra caralho!

***

:D

Anônimo disse...

Excluindo o Banner , ok!
Boa Sorte!
T I N I N

Ayla disse...

Poisé,as lendas e mais lendas de onde surgiram os vampiros são beeem interessantes.
Já pensou essa Isabel tomando todos os dias banhos de sangue ?É muita loucura...e isso naquele tempo!
Fico fascinada quando leio coisas assim..!
Não sei como,mas é incrível como a lenda em si de vampiros nos prende nas histórias de uma forma incrível.

Fabii ~s2~ disse...

Oi estou fazendo um blog sobre vampiros e bruxos, e peguei essa postagem e coloquei lá, ok? Mas não se preocupe eu dei os créditos.

GLAUCELI disse...

ADORO ELES SÃO INCRIVEIS !!!!!!!!!!!!!!!!

Pesquise