23 de abr de 2010

Porfiria a doença vampirica




Existe vários estudos sobre a origem dessa lenda sobre os vampiros.
Um dos mais chamativos é a porfiria.
A porfiria é uma doença rarissima e acredita-se que também hereditária. É caracterizada pela produção desregular de heme no sangue, esse pigmento é rico em ferro, e as pessoas que sofrem de porfiria severa, são totalmente sensíveis ao sol, tem varias dores abdominais, não podem comer nada temperado com alho, nas crises mais fortes sofrem delirios mentais.
Um dos tipos de tratamentos usados é a sangria, retirando sangue do próprio paciente em quantidades controladas pro paciente mesmo ingeri-lo. Porem atualmente o tratamento para a doença, é muito mais amplo em opções.

Outros estudos de origem física sobre os vampiros são sobre a catalepsia. Durante um episódio cataléptico, a pessoa congela praticamente.... os músculos ficam rígidos a pele esbranquiçada e gelada, os batimentos cardíacos e a respiração diminuem. Uma pessoa que sofre de catalepsia aguda, pode muito bem ser confundida com um cadáver.

Hoje em dia os médicos determinam com precisão se uma pessoa está viva ou não, mas no passado isso era decidido com base na aparência.
Antigamente os corpos eram colocados diretamente nos túmulos, provavelmente estes enterros eram bem mal feitos... então se uma pessoa que sofresse catalepsia conseguisse sair do tumulo era considerada um vampiro.
Um episódio de catalepsia pode durar horas e até dias. Quando a pessoa acordava, poderia ser capaz de se desenterrar e voltar para casa.

E ambas doenças retratam detalhes vampirescos.


Simbolos vampiricos

Imortalidade: Vampiros são mortos vivos, condenados solidão e ao vazio em uma vida eterna, a imortalidade não é uma benção, eles andam sobre a terra porque não são aceitos no céu e não são dignos de entrarem no inferno.

Alimentam-se de sangue: sangue simboliza vida e vitalidade.

Força: eles possuem força equivalente a varios homens, e força psiquica para controlar pessoas e animais.

Beleza: É um dom das trevas tornando a pessoa muito bonita. Para que a forma de afrontar a Deus seja ainda maior.

Lua: lembra a noite e vampiros são criaturas noturnas.

Prata: Símbolo puro e sagrado.
A prata era associada à Lua na cultura celta, e com divindades.
Em algumas crenças representa um algo sagrado com o poder de purificação.

Luxúria: Incapazes de amar, os vampiros se concentram no prazer carnal muitos levam uma vida cheia de excessos e crueldades ligados ao sexo.

Espelhos: A lenda diz que vampiros não possuem alma, e uma criatura sem alma não poderia ter reflexo.

Sol: Vampiros são criaturas noturnas, sensiveis ao sol, muito tempo supostamente expostos a luz solar eles se tornam cinzas.

Morte: estaca, decaptação, e fogo que tem o mesmo poder do sol.

Assustar um vamp: agua benta, crucifixo e allho.

A lenda vampirica surgiu na Europa e
o restante deste mito fascinante...
continuará no próximo post!


8 comentários:

Fábio Romano disse...

Tuuuuuuudo de bom essa materia ,viajei legal aq.

Mando bem nessa ,Fer.

See u.

Chris Robers disse...

Olá,

Estou passando para avisar que o Sindicato está de volta, mas com tantas novidades que é melhor passar lá para conferir. Primeiro que agora somos um portal de blogs (http://uniaodeblogs.org). Seria ótimo tê-lo como nosso associados.

Nossa ambição é alavancar as visitas de todos os associados. Temos fóruns, agregadores, comunidades de parceiros e associados, envio de artigos e muito mais. Espero você lá...

Luiza Shaddix disse...

kiloco! nunca ia querer ter isso :p mais vampiros sao cool/


stay sick!

Juh ♫ disse...

Oi,Ferrockxia,
beleza?
É só um coment de divulgação...

Meu Locus ♥
http://meulocus.blogspot.com/

Siga no Twitter:http://twitter.com/Juremynha
Comente no post : Copa Mundial:Uma estratégia de Marketing : http://meulocus.blogspot.com/2010/05/copa-mundial-uma-estrategia-de.html

Vote na enquete: Qual post você gostaria de ler?
VOTE!O RESULTADO SAI HOJE as 20:30!

Conmetários retribuídos
Quer ser indicado e ter seu blog divulgado via Twitter?Siga o blog publicamente!

Nana disse...

Existem varios tipos de PORFIRIA... os sintomas q vc descreveu ate existem, entre outros mais, mas nao sao de uma vez, depende do tipo de poriria q a pessoa tem e em momento de crise...

Nana disse...

Por exemplo, a lenda do vampiro é pelo fato de nna porfiria cutanea a pessoa apresenta sensibilidadde a luz solar e tb a gengiva mucha parecendo aumentar os dentes...

Nana disse...

A sangria devia ser na epoca de Dom Pedro neh querido... rss.. hj em dia o medicamento usado é a Hematina q custa 25mil e nao existe no brasil... é uma doença rara sim pode ser hereditaria ou tb adquirida... é mto grave e pode matar, ñ é brincadeira de modinha vampiresca!!

Nana disse...

mais infos ou contato... meu blog http://ferssss.blogspot.com

Pesquise