13 de mai. de 2010

Curiosidades diversas sobre o Egito



A economia egípcia era baseada principalmente na agricultura que era realizada nas margens férteis do rio Nilo.
Eles acreditavam na vida após a morte, por isso os cadáveres eram mumificados e colocados em pirâmides, com o objetivo de preservar o corpo em vida eterna.
A vida após a morte seria definida, segundo crenças egípcias, pelo deus Osíris. Que era o deus da morte.
O coração era o julgamento nesta crença, quem tinha o coração pesado tinha sido uma pessoa ruim em vida e quem tinha o coração leve teria feito boas ações com sua chance de existencia. Essa era a crença central egipicia sobre a vida e a morte.

Muitos animais também eram considerados sagrados pelos egípcios por exemplo:

* chacal um animal de habito noturno, com faro extremamente por instinto se sentir cheiro de carne, restos mortais costuma desenterra-los.

* gato significa agilidade, inteligencia porem cauteloso.

* carneiro era simbolo de reprodução.

* serpente simbolizava várias coisas, dentro delas a renovação porque as cobras trocam de pele. Mas também representa na mitólogia o poder de agilidade, traição e silencio.... afinal elas apenas rastejam e são rápidas. Também simboliza vida e morte porque o seu próprio veneno pode matar, mas é dele mesmo que se fabrica o antídoto, a cura.

* águia capacidade de voar ir longe e sempre sozinha, simboliza capaciade de seguir sozinho.

* o escaravelho é simbolo da ressurreição.


Os faraós eram praticamente considerados como se fossem deuses vivos. O reinado era passado de pai pra filho e assim por diante.Eles possuiam poder absoluto na sociedade egipicia... desde a vida política, economica até nas questões religiosas que eram politeísta. Ou seja eles acreditavam em varios deuses e cada deus ou deusa poderia interferir na vida de todos e também tomar forma de animais.

Alguns deuses ou deusas eram estes:

Ísis deusa do amor, da magia ela representava os mistérios daquela época.

Anúbis era um deus que preparava as almas para seguirem até o outro mundo. Onde Osíris que era o deus responsavel pelo julgaria essas almas.

Seth era o deus da tempestade, das coisas malignas, o criador da desordem e violência.

Toth por exemplo era o deus da sabedoria, o criador dos hieróglifos, aquela escrita esquisita do antigo Egito.

Sobek era uma divindade responsavel paciência nas à crise humanas, ele seria o deus que concedia a calma qual algo fosse interrompido por uma fatalidade ou qualquer outra razão.

Horus era o deus dos céus, da realeza, dos poderes, da sabedoria, do que pode visto alem dos olhos.
Essa caracteristica foi atribuída à ele porque numa luta com outro deus Seth ele perdeu um dos olhos que foi substituído por um amuleto.





Uma das figuras mais famosas na história egipcia é a Cleópatra , que foi a última Rainha da Dinastia no Egito antes dele ser invadido. A ambição dessa mulher era tão grande que foi capaz
causar uma impactante instabilidade política e econômica no país. Diante disso, ela acabou decidindo pedir ajuda à Roma e se tornando amante de César com quem teve um filho e mais tarde ela ajudou ele assassinar o próprio irmão.
Quando César morreu ela voltou ao Egito ainda mais ambiciosa, e sabendo que Marco Antônio outro romano ocupava o cargo de governador em Alexandria. Estimulada pela ambição que era a coisa mais comum nela... Cleópatra acabou se relacionando com ele e o casal teve 3 filhos.
A atitude de Marco Antônio pela paixão fez com que ele largasse tudo ao dominio da rainha assim devolvendo pra ela as terras egipcias que tinham sido conquistadas pelo Império Romano.
Isso acabou virando uma guerra onde o casal apaixonado foi derrotado por Otávio que comandava Roma na época. Diante da perda e da decepção ambos cometeram suicídio. Cleópatra e ele deixaram-se intencionalmente serem picados por uma serpente.


Pra finalizar um suposto hino a deusa Isis encontrado em Nag Hammadi território egipcio no seculo III.

Porque sou eu a primeira e a última
Eu sou a venerada e a desprezada
Eu sou a prostituta e a santa
Eu sou a esposa e a virgem

Eu sou a mãe e a filha

Eu sou os braços da minha mãe

Eu sou estéril, e os meus filhos são numerosos

Eu sou a bem casada e a solteira

Eu sou a que dá à luz e a que jamais procriou
Eu sou a consolação das dores de parto

Eu sou a esposa e o esposo

Eu sou a força do próprio homem que me criou

Eu sou a mãe do meu pai
Sou a irmã do meu marido
E ele é meu filho rejeitado

Respeitem-me

Porque eu sou o escandalo magnifico.

WOW!!

2 comentários:

clique documental disse...

Nossa! Q fantástico.

Flavio Ferrari disse...

As orações eram bem mais divertidas antigamente ...

Pesquise