17 de ago. de 2010

Porque nós choramos?




As causas "emocionais" do choro são várias segundo a piscologia.
Lágrimas servem pra aliviar tensões e auto-desabafar silenciosamente.

O certo é que não se conhecem exatamente as causas pelas quais o chorar desempenha a função de calmante nos seres humanos. Pois o homem é o único que chora, nós jamais iremos ver gatos, cachorros, vacas derramando lágrimas por aí!

Estudiosos acreditam que tal atitude se trate de um método repetitivo de alerta do nosso organismo, ou seja, quando estamos envolvidos em circunstâncias que envolvem emoções similares da que sentimos algum dia como: "tristeza, medo, angústia etc... o choro vem porque nossos pensamentos estão ativando os mesmos mecanismos fisicos-sensoriais de situações, sentimentos ruins que experimentamos no passado.




* A psicologia esclarece que certas pessoas têm mais facilidade pra chorar do que outras.

* Não é a situação que determina uma emoção, e sim a forma como a interpretamos. Ou seja, são nossos pensamentos que geram nossas emoções. Quanto mais negativo formos diante de algo, mais deprimente será nosso humor.

* As lágrimas servem para três propósitos: lavar os olhos, reduzir o estresse e expressar emoções, insconcientemente assim como as crianças fazem, quem chora momentaneamente express carência de algo e falta de proteção.

* O choro das crianças é uma forma de comunicação, ela pode estar precisando de cuidados, sentindo fome ou dor ou apenas querendo a atenção dos pais ou de quem estiver ao redor delas.

A psicologia e a psiquiatria afirmam que quando alguém é incapaz de chorar
e se sente extremamente triste, tal pessoa pode esta demonstando um sinal de uma grave depressão.
As pessoas choram a partir do momento que se concentram em seus pensamentos diários e têm consciência deles.
Por exemplo: quando um alguém percebe um pensamento negativo que transmite tristeza, o resultado pode ser o choro. Enquanto choramos nosso organismo excreta substâncias químicas geradas pelo estresse, jogando fora , se livrando de sensações de situações emocionalmente carregadas.
Se lembrarmos de como nos sentimos após o choro, podemos perceber que ficamos bem melhores emocionalmente.

Eu nasci com algum problemas? Ou sou muito negativa?

rsrsrsrs porque realmente eu sou bem chorona!

3 comentários:

Flavio Ferrari disse...

Eu acredito que o choro reduz a probabilidade de depressão ...

TiagoSilva disse...

Achei interessante o artigo.. Passamos dias e dias sem pensar no porquê de pequenos pormenores como o choro..

Agora eu pergunto.. Eu nasci com algum problema? pois nao choro muito..

Anônimo disse...

Às vezes é muito difícil pra mim chorar, mesmo que eu queira. Confesso que muitas vezes prendo pois tenho a teoria de que isso vai me ajudar a ser o que quero no futuro. Acho que não chorar e ter um coração frio é um dom que poucos tem. Talvez seja covardia minha, mas quem "não tem coração" sofre muito menos.

Pesquise