7 de out. de 2014

Dismorfia o transtorno que distorce nosso reflexo no espelho





Dismorfia é uma doença séria e quando está em seu estágio crônico tem como principais sintomas o mau humor, insatisfação constante, dificuldade em desempenhar tarefas, dificuldade de relacionamento, falta de iniciativa, prejuízo na capacidade criativa, inibição, timidez entre outras sensações que fazem com que a pessoa se isole cada vez mais e permaneça em um estágio melancólico.
Em último grau, a dismorfia pode levar ao suicídio ou psicose.


O transtorno dismórfico pode ser identificado e tratado logo em seu início e a família tem papel fundamental.


Ao perceber que a pessoa está apática, melancólica e comentando muito sobre a insatisfação com suas características físicas, os familiares e amigos devem imediatamente começar a desviar esse tipo de comentário, e o ideal é apontar, mostrar os aspectos positivos dessa pessoa, como a capacidade intelectual, habilidades, o afeto, e seus atrativos físicos que realmente existem. Fazer o possivel e o impossivel para aumentar a auto-estima da pessoa.

O importante é mostrar que somos um todo e não apenas uma forma física que só atrai se for perfeita.


Caso os prejuízos trazidos pela dismorfia estejam gerando desconforto, desprazer e muitas vezes depressão, é necessária a ajuda de um profissional de psicologia ou psiquiatria, dependendo do estágio do transtorno.


O que acontece é que, algumas vezes, mesmo após ressaltar valores positivos, a família não obtém resultado, mas prefere continuar tentando. Neste momento, é imprescindível procurar ajuda de um profissional.


Dentre os tratamentos para dismorfia, a terapia focal com objetos facilitadores como argila, massa de biscuit, aquarela, desenhos, espelho e outros, tem bons resultados. O trabalho não é desvalorizar os sentimentos do paciente, mais compreendê-lo e ampliar sua consciência.
A psicoterapia pode ser individual ou grupal, mas sua indicação irá depender da história de vida de cada paciente que sofre com o transtorno dismórfico.

Nenhum comentário:

Pesquise