21 de jan. de 2015

Dor de cabeça é normal na TPM?






É nos mulheres sofremos com a TPM. =(
 Algumas azaradas, além dos sintomas mais comuns tem dores de cabeça. A tal dor de cabeça que analgésicos aliviam momentaneamente, mas a dor insiste continuar nos concedendo mais dor ainda.
Essa "enxaqueca catamenial" é aquela dor de cabeça que acontece devido ao ciclo menstrual e precisa ser corretamente diagnosticada e tratada.

Tal dor de cabeça é comum na TPM segundo médicos.
Ela começa cerca de 2 dias antes e pode perdurar por até 2 dias depois do início da menstruação. E muitas vezes é acompanhada de intolerância à luz. Pode ocorrer nausea se a dor de cabeça for muito forte.

O estrógeno e progesterona são os principais hormônios que regulam o ciclo menstrual da mulher.
Esses hormônios permanecem em níveis normais até 3 dias antes da menstruação.
Depois da menstruação ambos hormônios aumentam ou melhor dizendo voltam ao seus níveis normais na corrente sanguinea.

Essa oscilação hormonal acontece principalmente devido à diminuição dos níveis de estrógeno no sangue que é a causa da "enxaqueca catamenia". Isso se desencadeia porque um dos papéis do estrógeno é controlar os níveis cerebrais de serotonina, o hormônio do bem-estar, do bom humor e quanto mais estrógeno, mais serotonina!!!

Se os níveis de estrógeno caem rapidamente, os níveis de serotonina também caem.
Por isso que muitas mulheres tem mudanças radicais no humor durante a TPM como irritabilidade, ansiedade, apetite maior ou aquela tristeza inexplicável e incontrolável.
A enxaqueca pode ser acompanhada dessas oscilações de humor, cólicas e dores nos seios.

Mesmo as mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais não estão livres desse tipo de enxaqueca, pois na "pausa" da tomada do medicamento tambem acontece esta diminuição do estrógeno.

Nenhum comentário:

Pesquise