1 de mar. de 2011

Os 10 erros mais comuns em nossos pensamentos

Também chamados de erros cognitivos, acontecem a todo momento e normalmente sempre visam o lado negativo da situação.
Foram separados os 10 erros cognitivos mais comuns, embora existam mais de 80 erros comprovados cientificamente.



1. Pensamento em preto em branco
*Exemplo de uma Situação: Quando algo da errado ou quando não acontece do jeito que você queria.
- Cérebro: Passa a ver como se fosse um fracasso total.
Exemplo de pensamento cruzando nossa cabeça: "Se eu não sou um sucesso total, eu sou um fracasso".


2. Advinhação
*Exemplo de uma Situação: Prevendo acontecimentos futuros.
- Cérebro: Passa a ver o futuro de forma negativa, desconsiderando acontecimentos positivos que podem acontecer.
Exemplo de pensamento cruzando nossa cabeça: "Por causa disso, eu não vou conseguir ser o que eu queria no futuro".


3. Ignorarando o lado positivo
Exemplo de uma Situação:Tirando a conclusão de um acontecimento.
- Cérebro: Escolhe um único detalhe negativo e nele foca exclusivamente, assim muda a sua visão do acontecimento. E você só consegue ver o lado negativo.
Exemplo de pensamento cruzando nossa cabeça:"Esse meu projeto foi um sucesso, mas isso não significa que eu sou competente, eu só tenho sorte."


4. O Raciocinio emocional
Exemplo de uma Situação:Tirando uma conclusão.
- Cérebro: Acha que algo deve ser verdade porque "sente" (na verdade acredita) tão fortemente, ignorando a realidade.
Exemplo de pensamento cruzando nossa cabeça:"Eu sei que sou bom no que eu faço, mas eu ainda sinto como se eu fosse um fracasso."


5. Rotulagem
Exemplo de uma Situação: Tirando uma conclusão de si mesmo ou de outra pessoa.
- Cérebro: Faz uma forma extrema de generalização. Em vez de descrever o seu erro, você anexa um rótulo negativo para si mesmo:
Exemplo de pensamento cruzando nossa cabeça:"Eu sou um perdedor". isso acontece também quando alguém te irrita, logo você diz: "Odeio essa pessoa".


6. Personalização
Exemplo de uma Situação: Procurando o motivo de algo.
- Cérebro: Te culpa por algum evento externo negativo, sendo que de fato não foi você o principal responsável.
Exemplo de pensamento cruzando nossa cabeça: "Ele morreu, mas se eu tivesse dado mais atenção, quem sabe ele estaria aqui".


7. Desqualificar o lado positivo
Exemplo de uma Situação: Fazendo uma análise.
- Cérebro: Rejeita experiências positivas, dizendo que: "não contam" por algum motivo ou outro. Você mantém uma crença negativa que está em contradição com suas experiências cotidianas.


8. A Leitura da mente
Exemplo de uma Situação:
- Cérebro: Acredita saber as motivações das outras pessoas, ou o que elas estão pensando e não considera outras possibilidades mais prováveis.


9. Minimização
Exemplo de uma Situação: Quando você avalia a si mesmo, outra pessoa ou uma situação.
- Cérebro: Injustificadamente amplia o negativo e diminui o positivo.
Exemplo de pensamento cruzando nossa cabeça: "Eu tirei uma nota baixa nessa prova, mas isso não vai fazer diferença"


10. Generalização
Exemplo de uma Situação: Avaliando a si mesmo.
- Cérebro: Faz uma varredura negativa da situação, a tornando-a muito pior do que realmente é.
Exemplo de pensamento cruzando nossa cabeça:"Já que eu me senti desconfortável nessa festa, significa que não gosto de festas"

3 comentários:

Flavio Ferrari disse...

Conclusão: a mente, mente !

Anônimo disse...

Muito interessante isso, e pior que é tudo verdade! Pensava que essas paradas so acoteciam comigo ¬¬..Posta mais erros ai, tipo os 80 que faltam :D é muito interessante!

Pacco disse...

Na verdade, o maior erro do ser humano, talvez esteja na preguiça de pensar. Pensar bobagens... Ah! é o regozijo d'alma. "Às vezes, de tanto pensar, penso que não penso que estou a pensar.
O que intriga... É não saber a razão pela qual podemos ser o que imaginarmos ser." (Pacco)

Como sempre digo: O mais idiota dos idiotas — é o idiota pensar que não é idiota.

www.pacco.compositor.zip.net

Parabéns pelo blog... Gostei!

Abraços...

Pesquise