5 de mar de 2011

Saiba porque o cérebro não consgue executar 3 tarefas ao mesmo tempo


Se você não consegue assistir TV, escrever algo e almoçar ao mesmo tempo por exemplo não se preocupe. Um novo estudo foi feito nos mostrando que o cérebro só consegue fazer 2 coisas ao mesmo tempo.

Isso acontece porque uma parte do cérebro conhecida como o córtex pré-frontal médio "se divide" pra que uma região se concentre em uma tarefa e a outra se torne responsável pela segunda atividade.
Essa divisão cerebral durante atividades permite que uma pessoa se concentre apenas em duas tarefas, mas quando uma terceira entra em jogo e o cerebro simplesmente invez de se concentrar em ambas 3 atividades ele na verdade se desliga de todas elas, ou seja no fim voce só vai acabar fazendo uma coisa e as outras 2 serão esquecidas, e a unica atividade executada seja almoçar, escrever ou assistir TV não será muito notada... por a pessoa não irá se concentrar o suficiente no que estava tentand fazer.

O mesmo choque em que perdemos a concentração assim como tentar fazer 3 coisas ao mesmo tempo acontece quando estamos ancisos ou com os pensamentos bagunçados, ou seja se vc tentar pensar 3 em 3 atividades, 3 coisas ao mesmo tempo voce apenas irá cansar seu sistema nervoso e não chegará a nenhuma conclusão sobre tais pensamentos.

O cortéx pré frontal é conhecido como a parte responsável no cérebro pela motivação,em outras palavras, é pela atividade no local que sabemos de uma recompensa que virá por causa de uma atividade. Mas não se sabia que também era responsável pela realização de tarefas múltiplas.

Pesquisadores que analisaram cerca de 32 voluntários descobriram que quanto maior era a recompensa monetária envolvida em uma atividade que os voluntários deveriam realizar, maior era a atividade do cortéx pré frontal.

Quando eles deveriam fazer duas atividades, o cortex se "divide em dois", como se cada metade estivesse perseguindo um objetivo.

Quando os voluntários deveriam fazer uma terceira tarefa, sua produtividade caiu consideravelmente. Como cada parte do cortex ja estava ocupada com um objetivo, a terceira tarefa não possuía "espaço" no cérebro pra ser elaborada ou/e executada.

No fim dos testes os voluntários se esqueciam completamente de uma das três tarefas.



Fonte

2 comentários:

Victor disse...

Realmente bem interessante...

_kruella disse...

Eu consigo '-' Dia desses estava lendo uma revista enquanto almoçava e assistia ao jornal da tv. É normal para mim. /medo

Pesquise