29 de mai. de 2011

Google estima quantos livros já foram publicados até hoje


O site mais famoso de buscas na web o Google tem estimado a quantia de 129.864.880 milhões de livros já publicados. A empresa tem feito isso justamente pra saber quantos livros precisam serem escaneados a fim de tornar o "Google Books" a maior e mais completa biblioteca online.

Para chegar ao número exato de livros, o Google tem usado definições de diferentes órgãos bibliotecarios como o do ISBN (International Standard Book Numbers).



Segundo post publicado no blog: Inside Google Books.
Eles chegaram a definição de um "tome", que pode ser definido como um volume ou livro grosso. Um "tome" pode possuir milhares de cópias, como um best-seller, ou apenas algumas cópias raras. Edições diferenciadas de uma mesma obra, como capa-dura e papel simples, foram contadas duas vezes.

O número inicial estimado foi de 210 milhões. O primeiro passo do Google foi remover esboços, gravações de áudio, mapas, vídeos com ISBNs, entre outros. Dessa forma, o número caiu para 146 milhões. Na sequência, a empresa removeu 16 milhões de documentos governamentais, chegando aos 129 milhões.

O Google finaliza o post dizendo que o número pode mudar, assim que o sistema de algoritmoutilizado se torne mais preciso.

2 comentários:

Flavio Ferrari disse...

Pode apostar que metade deles é sobre Marketing ... rs

Anônimo disse...

essa estimativa é desde o surgimento da linguagem escrita?

Pesquise