15 de mai. de 2011

A origem da expressão " OK "





A expressão em inglês "OK" (okay), que é mundialmente conhecida por significar/expressar que algo está bem, teve sua origem na Guerra da Secessão americana que começou em 1861 e teve se término em 1865.


Durante a guerra, quando os soldados voltavam para suas bases sem nenhuma morte entre a tropa, escreviam numa placa "0 killed"  traduzindo isso significa (nenhum morto - zero mortos).
Com o passar dos anos as pessoas aderiram e modificaram um pouquinho a expressão.







Tem um livro bem interessante que recomendo pra leitura ele tem tudo à ver com o titulo do post... rsrsrs
O livro se chama "Eu estou ok, e você está?"
...é um tipo de auto-ajuda que conta a história de um paciente que sempre desistia de um tratamento psicoterápico antes mesmo de começá-lo, simplesmente porque ele era muito pessimista, vivia tentando acreditar que estava tudo bem mas no fundo sabia que mentia pra si mesmo só que o cara nem mesmo ânimo tinha pra tentar uma terapia.

Com base nessa história o autor Dr. Thomas Harris expõe uma série de ensinamentos com base na análise transacional uma alternativa aos métodos convencionais de terapias, o autor coloca o leitor diante da possibilidade concreta de exercer autocontrole e auto-direção de sua própria vida,sentindo liberdade de escolha mesmo vivendo com as pressões contidianas que temos que lidar todos os dias.


encontre esse livro por um preço bem acesscível aqui no shopping Uol

2 comentários:

Anônimo disse...

Na verdade, a sigla "OK" é de origem desconhecida, no entanto há várias versões para a expressão. Uma delas, é que Em 1836 Martin Van Buren, o oitavo presidente dos EUA, assinava com o sobrenome de
Old Kinderhook, que abreviado seria OK. E suas encomendas vinda do exterior não seriam examinadas pela alfândega americana, pois previamente os funcionários da mesma estariam avisados que tais encomendas não passariam pela revista e teria livre acesso.
Se esta versão for verdadeira, talvez aí tenha nascido também a expressão: "Manda quem pode, obedece quem tem juízo..."

Anônimo disse...

HÁ CONTROVERSIAS QUANTO A ORIGEM. LI HÁ ALGUM TEMPO ATRÁS EM UM ALMANAQUE DA ABRIL QUE FOI NA GUERRA DO VIETNÃ QUE ESTA ESPRESSOU COMEÇOU A SER USADA, INDICNANDO TAMBÉM ZERO MORTOS OU ZERO KILLED.

Pesquise