31 de out. de 2011

Curiosidades sobre origem do Halloween



O Halloween é uma festa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém nos Estados Unidos ela é bem mais evidente. E foi levada pra lá pelos imigrantes irlandeses em meados do século XIX.

No Brasil a comemoração da data é recente e mais fraquíssima comparada aos EUA. Ela veio pro nosso país através da grande influência da cultura americana que ocorre por aqui, principalmente vinda por filmes, e TV.
Os cursos de inglês também colaboram pra a propagação da festa no território nacional, porque dessa forma os alunos aprendem uma forma de vivenciar um pouco mais a cultura norte-americana.

A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão dia 31 de outubro... os espíritos saiam dos cemitérios pra tomar posse dos corpos dos vivos.




Então o pessoal celta pra assustar estes fantasmas,colocavam, nas casas, objetos assustadores como: caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas, se fantasiavam de zumbis etc...
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.

Mais tarde com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia dos Finados (2 de novembro).




O significado da abóbora: diz a lenda... que um homem chamado Jack, após a morte , foi proibido de entrar no céu e no inferno, então seu espirito ficou perambulando na Terra pra ele fugir da escuridão ele acendia vela por vela, e pra vela não apagar tão facilmente ele colocova elas dentro de uma abóbora vazia assim ele protegia a que a vela não fosse apagada com o vento. As abóboras " iluminadas " então passaram a ser utilizadas por Jack para fugir da escuridão e iluminar seu caminho.

3 comentários:

Anônimo disse...

You pretty much said what i could not effectively communicate. +1

My site:
dsl vergleich anbieter und Anbieter

Paty Michele disse...

Alguns rituais são bem interessantes. Já fui a muitas festas de halloween, algumas inesquecíveis.

Anônimo disse...

Gostei do significado da lenda da abobora, bem intrigante. Eu acredito que sempre ha um fundo d everdade em cada uma dessas lendas. Falei de vc uma dia desses pra uma amiga minha de serviço, que é rockeira , estou tentando convencer ela a ser bloqueira tambem ele escreve coisas legais assim como voce
Bom passar aki de novo Ferrô, abração :)

Pesquise