4 de nov. de 2011

a Art Naif dos pintores auto-didatas

A Arte Naif, por alguns chamada de arte instintiva, é um gênero das artes plásticas criada por artistas que rejeitam ou não têm uma formação no área das artes.

No entanto um artista naïf não deve ser confundido com um amador ou aquele que pinta por hobby... pois eles são autodidata se dedicam ao desenvolvimento de sua arte com o mesmo empenho e paixão que têm os artistas com formação tradicional.

As obras de arte naïf são geralmente muito detalhadas, têm predomínio do uso de cores saturadas e brilhantes, apresentam um visão ingênua do mundo, normalmente as pinturas se focam mais a natureza, não há técnica de pintura especifica.

O reconhecimento da Arte Naif começou com a exibição dos trabalhos do pintor Henri Rousseau em 1886, em Paris. Sem uma formação especializada em pintura, esse ex-soldado e funcionário da alfândega francesa pintou temas sobre a natureza elementos fantasiosos.

Seus trabalhos chamaram a atenção de artistas como: Paul Gauguin, Guillaume Apollinaire e Pablo Picasso.

Durante o século 20, a Arte Naif foi reconhecida como um gênero artístico específico e muitos artistas plásticos eruditos utilizaram elementos característicos desse gênero em suas obras.



Alguns quadros Henri Rousseau


Um comentário:

Sapo disse...

Legal o post sobre NAIF, porém dois quadros q vc postou não são do Rousseau, o azul com o tema "Soltando balão" é do Airton das Neves, e o último de tema "Bananeira" é da Lise Forell, apenas como registro do nome dos autores!

Pesquise