5 de mai. de 2012

Por que os dentes são brancos?


                                                      
 acima: Sully Erna vocalista da banda Godsmack
sorrisoooo, rosto lindo não? aff...

Navegando pelo site http://web.de/magazine/wissen/nachgefragt/index.html

Achei essa matéria, uma pergunta que eu já fiz pra mim mesma porém nunca tinha pesquisado...
Enfim porque os nossos dentes são brancos?

A ciência explica... =D a cor deles são leis opticamente físicas. Isso porque a cor pode se alterar com o tempo. A parte visível do dente, é rodeado por uma substância frágil porém ao mesmo tempo forte, isso vai depender de pessoa para pessoa e seus hábitos com cuidados e higiene bucal. Tal substância é chamado de esmalte é ele que nos concede dentes braquinhos. Constituído essencialmente de hidroxiapatite, uma substância cristalina, tem como componentes principais o cálcio e o fosfato.

Debaixo do esmalte o dente é como um osso chamado de dentina. Essa parte é inteiramente amarelada, por possuir ma grande quantidade de proteínas.

Ao longo do tempo, o esmalte branco dos dentes vai sendo danificado por ácidos de alimentos, bebidas da nossa dieta, deixando esse esmalte branco mais fino e poroso. Com isso a dentina vai ficando mais visivel o esmalte já enfraquecido perde o brilho e aí ficamos com aquele sorriso amarelado.

Limpezas, clareamentos digamos que machucam o esmalte dentário porém tais métodos tiram o acumulo de sujeira, ácidos, tártaro que estão ali acabando com o esmalte.

Bebidas com muito ácido ou pigmentos escuros como café, chá e a nicotina e o tábaco levam os dentes a perder a colaração mais depressa.

Pesquise