25 de out. de 2012

Saiba o conceito e a definição do Yin Yang





Hoje decidi pesquisar mais a fundo o significado do yin-yang (essa imagem acima, que tenho certeza que todos já viriam e ouviram falar).

De acordo com os ensinamentos chineses, o conceito yin-yang poderia ser exposto assim:

* Se for julgar, apostar, tentar qualquer coisa Confie!

* Dê algo para que possa receber o mesmo.

* Tenha confiança na ordem do universo, porque a energia que nós emitimos são as coisas que estamos atraindo.

* Um inimigo na verdade se torna seu amigo porque mostra suas fraquezas, onde alguém acredita que fazendo algo vai lhe prejudicar é a forma que ele(a) se sentirá prejudicado, um inimigo age com bases no que ele mesmo teme e odeia, ninguem consegue ler os pensamentos, nem mesmo medir a força de cada um.

* O que ocorre no dia-a-dia, bom ou mau foi causado direta ou indiretamente por nós mesmos.

* Os obstáculos fortalecem.

* Quem evita as dificuldades não vive feliz nem sádio, vive preso em si mesmo tendo liberdade.

O Yin e o Yang é a dualidade sendo assim o simbolo representa  duas forças que se complementam e compõe tudo o que há no mundo. O equilíbrio entre elas fazem com que exista o movimento, a mutação, a serenidade diante de qualquer problema.


O Yin é o lado branco que representa:
O princípio passivo, noturno, escuro e frio. Está ligado à escuridão, à água, ao inverno, a partes baixas, a locais calmos como cemitérios e igrejas, e objetos frágeis e pequenos.
Em relação a situações e ao ser humano, representa o ódio, o sedentarismo, a oposição, a inveja, a intolerância e a dificuldade.

O Yang é o lado da cor preta que vem representar : 
O princípio ativo, diurno, luminoso e quente.
Está ligado à luz, à montanha, ao verão e calor, a partes altas, a locais festivos, coisas concretas.
Em relação a situações e ao ser humano, representa o amor, a iniciativa, a ajuda, a admiração, a amizade, a criatividade, a tolerância e a facilidade.


O yin-yang é "uno" algo que não pode se separar apesar de sua diversidade. Por isso o símbolo é dividido uma parte preta e a outra branca, e cada lado tem um circulo preenchido com as mesmas cores porém inversas.

Na filosofia chinesa o símbolo quer na verdade representar a vida como algo simples, porque aonde existe uma ação se obtém uma reação, cada coisa constitui uma metade que precisa ser completada, por exemplo: o espírito e a matéria.




O escritor Christopher Markert em seu livro:
 "Yin-yang - polaridade e harmonia em nossa vida" comenta que só é possível ser feliz e ter sucesso quando se vive em sintonia com as forças cósmicas como o consciente e inconsciente, corpo e espírito, ideais e realidade etc... Cada lado, tem valor idêntico ao outro, onde o mesmo se complementam e se necessitam mutuamente.

Quando nosso equilíbrio psiquico é perturbado, ambas as partes mostram os seu lados deixando-nos meio sem rumo, desnorteados.

A vida em si busca o equilíbrio em qualquer lugar e ou momento.

Ao acordar por exemplo, alguem pode tomar uma decisão "prática", e com o passar das horas pensamentos vão e veêm logo sentimos aquele impulso (isso vai dar certo OU  isso vai dar errado) esse impulso é a nossa intuição que vem logo depois do raciocinio lógico e assim que se finalizam decisões em nossa rotina segundo a filosia chinesa.



Fica aqui um link com um teste pra voce 
saber se ultimamente seu equilibrio tende 
ser mais  yin ou yang.

www.abril.com.br/bem-estar/testes/auto-ajuda/voce-yin-ou-yang-623141.shtml

4 comentários:

Mah Beira disse...

Nossa bem interessante, gostei. Beijos

Unknown disse...

No caso "O yin-yang é "uno" algo que não pode se separar apesar de sua diversidade. Por isso o símbolo é dividido uma parte preta e a outra branca, e cada lado tem um circulo preenchido com as mesmas cores porém inversas." è porque nada nem ninguem é 100% isso ou aquilo (ou no caso bom ou mal) todos tem dentro de si o oposto, tudo tem dois lados.. por isso do circulo preenchido com as cores inversas dentro de si! amei o Post sério!!!!

Anônimo disse...

todo bem tem um pouco de mal, e todo mal tem um pouco de bem!

Akatsu disse...

Nada contra você querer brincar de intelectual dizendo que "pesquisou a fundo" sobre um assunto...

Mas por favor, vá além do wikipédia.

A parte escura pertence ao Yin e a branca ao Yang. E do jeito que você colocou ficou parecendo que o Yin é tudo que tem de ruim ¬_¬" (Ta certo que Yin representa o feminino, e mulher nenhuma presta) quando não é bem assim.

Pesquise