27 de dez. de 2012

O perfeccionismo e o sofrimento psicológico andam juntos



Preocupações excessivas como cometer erros, dúvidas perniciosas sobre si mesmo em um ou varios sentidos, ser auto-crítico, criar metas onde voce mesmo sabe que momentaneamente nem em um futuro bem próximo poderão ser conquistadas, tentar fazer algo que outras pessoas querem e acham bom para voce - porém isso vai completamente a sua forma de ser, agir, pensar e ainda assim tenta agradar... apontam uma forte tendência e já crônica de má-adaptação consigo mesmo, que traz sofrimento psicológico, angústias, irritabilidade, sensação de impotência, ansiedade, e depressão.


Kenneth Rice, Clarissa Richardson, e Dustin Clark, professores de psicologia da Universidade da Flórida, decidiram estudar a relação entre:
* perfeccionismo, procrastinação e sofrimento psíquico.


Eles exploraram um número diferente de pessoas com difentes potenciais e diferentes pontos negativos.

De primeira os caras já descobriram que buscar a perfeição é uma utopia.
O perfeccionismo leva a mais procrastinação e aumenta a angústia psicológica. Isso pelo fato simples: nunca, ninguem nesse mundo irá agradar todos.
Vamos nos deparar com pessoas simpáticas, espontaneas, gentis e nos achar perfeitos, daqui a pouco encontramos com alguém que já é mais quieto do tipo "poucas palavras" pronto começamos a acreditar que não somos perfeitos.

O problema pode ser resolvido mas exige esforço e fé. A PNL - Programação neuro linguistica, (tecnica de repetir várias vezes uma coisa pra si mesmo varias vezes ao dia.)

Quem é adepto da PNL geralmente faz isso em estado alfa. Estado alfa é aquela hora que estamos relaxados indo dormir e como se fosse uma simples oração, mantra, até cairmos no sono, pouco a pouco o efeito da repetição em nosso cérebro é como se formatasse um pedacinho dele, até essa sua nova crença, algo que voce queira mudar em si mesmo penetre no seu subconsciente e te faça pouco pouco ser daquela maneira que com o tempo se transforma numa atitude insconciente.


O psicólogo americano Kenneth Rice ressalta que:
* uma pessoa com características de má adaptação própria, perfeccionistas, sempre buscam e querem evitar um certo tipo de avaliação das pessoas que fazem parte de sua vida.
O perfeccionista na verdade nunca é perfeito porque a perfeição não existe, mas por acreditar nesse mito "ser perfeito" vive as vezes com um sorrisão no rosto mas por dentro tende a ser uma pessoa insatisfeita.

Quem busca demais a perfeição segundo Kenneth Rice pode ter mais chances de adiar, evitar coisas para fugir de uma nova insatisfação pessoal trazida pela vergonha, embaraço de fracassar, as vezes por não ter conseguido ir tão longe quanto queria... se almejava.

Então quando um perfeccionista falha começa a procrastinação que é o adiamento de uma ação, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros de como as pessoas podem julgar os fatos. E por esse caminho, se durar muitos anos um perfeccionista chega ao sofrimento psicológico, que tende levar a depressão.


Porém não é todo perfeccionista que posteriormente vai cair nessa armadilha. Muitos deles sabem lidar com o medo de não viver as expectativas tão esperadas, por terem noção que uma expectativa em si envolve vários fatores como:
* outras pessoas, lugar inadequando, falta de condição financeira, falta de oportunidade etc...
Ou seja um perfeccionista com uma mente mais equilibrada consegue mesmo que as vezes frustrado com algumas situações à se adaptar em novas realidades.


Pra escapar de um desastre psicológico a melhor coisa é botar os pés no chão, avaliar a vida de uma forma positiva (mesmo que nem esteja tão bem atualmente) e leva consigo a frase:
 "Eu era feliz e não sabia".

Talvez muitos de nós estamos tão cegos por cobranças alheias que se tornam auto-cobranças, excesso de trabalho, ou conciliar trabalho com estudos, estar solteiro(a) e reclamando etc...
Que pouco a pouco sem perceber lá esta eu, ou voce querendo ser perfeito e dizendo:
 "anos atraz eu era feliz e não sabia".
Mas pense bem talvez hoje em dia podemos estar felizes com o que temos, já conquistamos, já superamos e não temos percebido, valorizado.



Deixo aqui algumas frases de famosos sobre perfeição e imperfeição.

 

"Quem é voce para julgar a vida que eu vivo?
Eu sei que não sou perfeito e eu não vivo para ser!
Mas antes de começar a apontar os dedos certifique-se que suas mãos estão limpas! "
- Bob Marley


"Não tenha medo da perfeição, você nunca vai alcançá-la."
- Salvador Dalí


"Quando todos os detalhes se encaixam perfeitamente, algo provavelmente está errado com a história."
- Charles Baxter, escritor


"As pessoas são boas ou meio boas ou um quarto boas e isso muda o tempo todo, mas mesmo no melhor dia ninguém é perfeito."
- Colum McCann, escritor


"Lembre-se que o medo sempre se esconde por trás perfeccionismo. Confrontando seus medos e permitindo-se o direito de ser humano pode e errar, paradoxalmente voce se tona uma pessoa mais feliz e produtiva."
- David M. Burns


"Pare de esperar pelo dia ou pelo momento perfeito. Pegue o dia de hoje e aproveite isso vai levar você à perfeição."
- Steve Maraboli


"Não vá se gabar e tentar ser perfeito, são as imperfeições são que nos tornam atraentes"
- Sandra Chami Kassis

3 comentários:

Anônimo disse...

me vi nesse post, como mudar isso heim?

Anônimo disse...

Perfeito!

Anônimo disse...

"sejais vos por perfeitos como o vosso Pai do seu é pefeito" Jesus Cristo. Então todos os comentarios ai estão equivocados! ass: Um perfeiccionista!

Pesquise