11 de fev. de 2013

Por-que algumas pessoas tem mais facilidade para alcançar objetivos e outras não?


Quem nunca parou para pensar no títula do post???


 Por-que algumas pessoas tem mais 
facilidade para alcançar objetivos e outras não?


E todos nós temos objetivos de curto, médio, longo prazo.
Por mais simples que seja ou por mais complexo  que seja, temos o costume de espalhar planos, objetivos novas metas...
Muitas pessoas fazem isso inconscientemente (em partes) acreditando que essa é a melhor maneira de fazer um objetivo, sonho, virar realidade.




A lógica disso é simples e a ciência explica:
Quanto maior for o número de pessoas que sabem dos nossos objetivos, nossa mente começa trabalhar na auto-motivação com o intuito de progredir e depois ter o prazer de contar a conquista.
Dividir planos na maiores das vezes, impulsionam à nos esforçarmos mais, nos auto-displicinando com estratégias.
Porque afinal ninguem aprecia lá do fundo do coração ouvir críticas por ter abandonado algo. 



Acaso se algum se encaixar com o que esta lendo neste texto leve em conseideração o seguinte, tudo nessa vida pode ser justificado e projetos também podem ser retomados, então não se martirize!

Tente pensar pelos menos assim:

"eu na verdade me empolguei, mas vi que aquilo não era 
o que realmente queria e desisti. 
Ou... 
eu tentei e não deu certo, problemas surgiram e eu tive 
que abandonar a idéia pelo menos por agora".


Uma pesquisa feita em uma Universidade de Nova York mostra que exatamente o oposto é o que acontece no final. Os professores-psicólogos da faculdade americana descobriram que tagarelar sobre suas metas gera em nós uma falsa sensação de realização, no inicio nos empolgamos porque recebemos incentivos de amigos, da familia, de conhecidos, porém conforme se trilha o caminho, projeto, plano escolhido alguns de nós perdem a motivação quando as expectativas do plano, da idéia inicial lá contada pra todo mundo começa empacar e não sair como esperamos.


Lucy Jo Palladino - Uma psicóloga que participou do estudo admite que dividir um projeto traz mais alegria, e motivação quando dividido com aquelas pessoas que nunca competiram com voce e também com aquelas que voce sabe que uma hora ou outra não irão te jogar um balde de água fria se acaso algo der errado.

Ela, Lucy acredita que espalhar nossos objetivos tem seu lado positivo e negativo.

* O lado negativo é que nos faz ficar mais desesperado pra finalmente dividir nossa conquista com todo mundo. E acabamos por nos esforçar triplamente para chegar lá o mais rápido que formos capaz.
E isso traz muito stress por causa da auto pressão psicológica que coloamos em nós mesmo.

* O lado positivo é que se bem elaborado o objetivo e se soubermos sempre manter a calma, mesmo quando nem tudo esta indo maravilhosamente bem, nós continuamos com a mesma garra inicial.
E quando aparecer problemas saiba com que desabafar!
Isso porque ao dividir planos, metas com uma pessoa que sempre tá com a língua afiada pra dizer: " isso é besteira, sem chance, não vai dar certo." etc...
Não corremos o risco que opinião alheia possa nos desanimar.





As vezes dividimos tantas coisas com tantas pessoas e isso traz um massacre de opiniões 
(isso é bom, isso ruim, faça, não faça, perca de tempo...)  tais opiniões tão diversificadas podem nos atrapalhar e muito.




Nenhum comentário:

Pesquise