23 de mar. de 2013

O que causa a "dor de cabeça"?




Tudo começa com excesso ou falta de oxigenação cerebral acompanhado de muito ou pouco fluxo sanguineo.

A dor de cabeça é uma dor sentida nos nervos e músculos da cabeça e pescoço, bem como na dura-máter também que é parte externa das 3 meninges, elas são as membrana que cobrem o cérebro e a medula-espinhal.

Nosso cérebro não pode sentir dor, portanto uma dor de cabeça não tem nada a ver com dano no cérebral. A dor de cabeça é, na verdade, uma dor em algum lugar perto do cérebro assimilada pelos terminais nervosos.


As dores de cabeça primárias não estão associadas a nenhuma condição médica.
Tais dores de cabeça primárias podem também ser causadas por excesso de fluxo sanguíneo ou não. Por exemplo a cafeína reduz o fluxo de sangue no cérebro. Alguns analgésicos contém cafeína em sua fórmula. Digamos por exemplo que alguém toma café todos os dias e decide parar, a pessoa provavelmente terá uma terrível dor de cabeça pelo aumento do fluxo sanguíneo indo para o cérebro.


As dores de cabeça secundárias estão associadas pela medicina como sintoma de alguma doença, infecções, febre, lesão na própria cabeça, hipoglicemia, tumores, problemas dentários, ou pressão sanguínea elevada no crânio.

O stress também pode causar dores de cabeça.

Enxaqueca é o tipo de dor causada por um processo inflamatório do nervo trigêmeo que dilata os pequenos vasos de várias áreas do córtex cerebral. Os sintomas de enxaqueca incluem a sensibilidade à luz, barulhos, náuseas, dor latejante intensa que geralmente se localiza de lado só lado da cabeça.

Nenhum comentário:

Pesquise