26 de mai. de 2013

Entenda os 3 tipos de redações: dissertativa, narrativa e descritiva


Para um texto ter uma boa qualidade é necessário seguir algumas regras essenciais sem esquecer de que ele precisa ter começo, meio e fim. Uma dessas etapas puladas estragam a redação, pois ela perde o contexto.

O fator relevante é se focar no tema antes de escrever, então pense primeiro, aí organize as suas idéias que serão o futuro do texto, não se esqueça também da pontuação, uma vírugula faltando pode bagunçar o senso do que esta sendo escrito.


Existem 3 tipos de redação dissertativa, narrativa e descritiva.


A dissertativa requer um texto com foco mais objetivo, impessoal ou seja escrito em 3º pessoa. Não se deve expor experiencias pessoais, incertezas etc... Quem escreve uma redação dissertativa não poderá defender uma idéia e nem dar opiniões. A razão disso é como se quem for ler, leia a redação como se fosse o autor da mesma. É um texto que pretende mostrar uma suposta realidade em relação ao tema, o tempo verbal mais utilizado é o presente.



Já uma redação narrativa se caracteriza pela representação de fatos com personagens fictícios ou reais que ocorrem num determinado tempo. É um texto que demanda escrever algo com base na realidade atual, mesmo usando ela simplesmente para exemplificar alguma coisa, um fato, um personagem fictício. Os verbos nesse tipo de redação são em primeira pessoa, é quando o escritor se tornar um narrador-personagem.



Descritiva
Quando descritiva, a redação leva características de um texto focado em detalhes, tendo como objetivo mostrar ao leitor as menores coisas de uma história ou de qual quer que seja o tema pedido. Os substantivos e adjetivos são predominantes nesse tipo de texto. A descrição é uma forma de foto textual no qual o leitor se envolve no texto pelos detalhes expostos, pode ser uma redação escrita contendo comparações ou não. O uso do verbo no presente ou no pretérito imperfeito traz uma relação de perspectiva e são os mais usados numa redação descritiva.

2 comentários:

Thiago Almeida disse...

Postagem importante! Ainda mais nessa época que se fala bastante em preparação para Enem e outras avaliações que exigem redação.

=)

Anônimo disse...

We are a gaggle of volunteers and starting a brand new scheme in
our community. Your website provided us with helpful information to work on.
You've performed a formidable activity and our whole community will be grateful to you.

my web blog; basyx by hon work chair

Pesquise