11 de fev. de 2014

A diferença entre filtro, protetor e bloqueador solar



UV é a sigla para ultravioleta, que é um tipo de radiação eletromagnética. Existem 2 tipos de radiação solar sendo eles UVA e UVB.

A radiação UVA esta presente o ano todo, seja verão ou inverno. Ela atinge a pele num grau maior no verão principalmente nos dias em que o céu não está nada nublado! Já no inverno ela atinge a pele de uma forma menos agressiva devido os raios solares serem mais fracos e os dias serem mais úmidos e nublados.
Os raios UVA são os que penetram mais profundamente na pele, e são os principais responsáveis pelo envelhecimento e pelo bronzeado mais duradouro.


Já a radiação UVB é parcialmente absorvida pela camada atmosférica, parte dela que chega à Terra é responsável por danos à pele. Do tipo... sabe aqueles dias que voce saí e parece que sua pele esta literalmente queimando? Então os raios UVB penetram diferentemente do UVA eles queimam ou bronzeiam superficialmente e são eles os responsáveis pelas queimaduras do sol, bem comuns no verão.


Protetor Solar ou Filtro Solar tem diferença?

Não! Os 2 são na verdade a mesma coisa. Ambos os produtos com um nome diferente acabam as vezes nos confundindo na hora da compra. Porém a função deles é a mesma, proteger a pele da radiação ultravioleta.

Existe alguma diferença entre o protetor e o bloqueador?
Sim! O protetor absorve os raios solares impedindo sua penetração mais intensa na pele. O bloqueador é o único que reflete a luz do sol e não deixa a mesma penetrar na pele.


É realmente necessário reaplicar o protetor solar?
Quem nunca ouviu falar que o correto é aplicar o produto à cada 2 horas?
Na verdade a maioria dos filtro solares perde seu efeito após 4 ou 5 horas depois da apliacação então o mais certo é aplicar à cada 4 horas.
A maneira certa de usa-los segundo dermatalogistas seria:
Aplicar o filtro/protetor ou bloqueador entre 15 até 30 minutos antes de se expor ao sol.
E o mais adequado reaplicar um dos produtos 30 minutos depois que a exposição ao sol começou.


O fator de proteção de um filtro solar (FPS) é uma medida laboratorial criada baseada na eficiência do grau de proteção. Quanto maior for o FPS, maior será a proteção oferecida pelo filtro/protetor/bloqueador solar contra os raios ultravioletas.

* FPS fator 15  bloqueia 90% dos raios ultravioletas
* FPS fator 20   bloqueia 93% dos raios ultravioletas
* FPS fator 30  bloqueia 96% dos raios ultravioletas
* FPS fator 50  bloqueia 98% dos raios ultravioletas

Nenhum comentário:

Pesquise