28 de jan. de 2015

Mastalgia - seios doloridos, entenda porque isso acontece





Mastalgia é o nome dado à dor nos seios.
O sintoma é bastante comum nas mulheres durante os anos que vão da primeira menstruação até a menopausa, as dores pioram quando o ciclo menstrual está prestes à começar.
Alguma mulheres raramente sentem dores e/ou quando sentem atribuem os seios mais duros doloridos a sintomas da TPM.

Anda sentindo os sintomas da Mastalgia ou Alterações funcionais benignas das mamas (AFBM) ?
Não se desespere isso é comum e não é uma doença, é apenas o reflexo da atividade fisiológica dos hormônios sobre as mamas durante a idade fértil.


Classificação das mastalgias



Mastalgia cíclica leve: dor ou desconforto nos três primeiros dias antes do período menstrual, que chega a acometer até 70% das mulheres. Com o aumento da idade, aumenta o número de mulheres que sofre do sintoma.

Mastalgia cíclica moderada e severa: a dor mamária tem duração superior à uma semana, e tem intensidade importante a ponto de interferir nas atividades da paciente, justificando o uso de medicação.

Mastalgia acíclica: dor mamária que não está relacionada ao ciclo menstrual, pode ser contínua ou ocasional. Mais freqüentemente a alteração patológica encontrada na mama é a ectasia ductal, a adenose esclerosante e a necrose gordurosa. Costuma localizar-se nos quadrantes superiores da mama e é bilateral.

Mastalgia não-mamária: é a dor torácica referida sobre as mamas. Comumente, é dor músculo-esquelética da parede costal, do dorso ou dos membros superiores e que se irradia para a mama. A dor pode também ter origem visceral, como angina cardíaca e colelitíase.


É importante ressaltar e observar como são, quando começaram ou pioraram tais dores nos seios e procurar um médico que pode lhe precrever uma mamografia e demais exames ou então remédios ou hormônios para que a dor seja amenizada ou extinguida.
O auto exame de toque é indispensável, e deve ser feito por todas as mulheres

Nenhum comentário:

Pesquise