10 de jun. de 2012

Como surgiu o dia dos namorados?



A história mais conhecida envolve o padre Valentim, que lutou contra as ordens do imperador romano Cláudio II, que havia proibido o casamento durante épocas de guerra, a proibição foi criada porque muitos homens eram casados, e o imperador acreditava que os homens solteiros seriam melhores combatentes, porque não estariam pensando, não estariam preocupados com a namorada, ou com a mulher ou nos filhos que estariam sozinhas.

Porém o padre Valentim ignorou as ordens do imperador e nas escondidas continuou celebrando casamentos.

Ele mesmo ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro quando foi preso, e diz a lenda que milagrosamente a moça voltou a enxergar.

O imperador romano queria converter o padre para o paganismo porém Valentim não quis abandonar a igreja nem o cristianismo e isso fez com que o Imperador Claudio II sem pena alguma de Valentim condenesse ele à morte.
Sendo decaptado no ano de 270 d.c no dia 14 de fevereiro.
Antes de ser executado durante o tempo que permaneceu preso, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para sua amada, na qual assinava sendo: "Seu Namorado, Valetim".


No Brasil o dia dos namorados não está diretamente relacionado com o dia 14 de fevereiro que é a data usada em muitos países. No Brasil a data é celebrada no dia 12 de junho por ser véspera do dia de Santo Antônio considerado um santo casamenteiro.
Em Portugal, Santo António é muito venerado sendo que por lá o 13 de Junho (data do seu falecimento)  é feriado na capital Lisboa.

2 comentários:

Anônimo disse...

nao entendi!! a prof minha mandou eu pesquisar como,quando,onde e pk começou o dia dos namorados!!

Anônimo disse...

acredito que você não respondeu completamente a pergunta do título...

dê uma pesquisada por "João Dória dia dos namorados" talvez você chegue a uma conclusão mais completa.

Pesquise