4 de abr. de 2014

Autismo e outras doenças causadas pela deficiência da vitamina D



O neurologista Cícero Coimbra, professor da Universidade Federal de São Paulo, Unifesp, passou alguns anos estudando o que uma deficiência vitaminica poderia causar.

Um dos exemplos do estudo do médico paulista neurologista foi o autismo. Que é um transtornos que atrapalha o desenvolvimento cerebral.
Um autista, geralmente, tem dificuldade de se relacionar socialmente, não consegue se comunicar  bem com os outros, tem um comportamento retraído, são pessoas quietas e distraídas, muitas vezes o transtorno acaba causando uma deficiência intelectual.

O neurologista Cícero Coimbra fala sobre as conclusões que médicos chegaram sobre a Vitamina D a partir de um estudo feito com refugiadas da Somália que migraram para Europa:

"Milhares de pessoas fugiram da Somália no inicio da década de 90. Foram aceitas como refugiados em países como a Suécia, Alemanhã, Bélgica, Dinamarca etc... Poucos anos depois, numa comunidade chamada Somali em Estocolmo, houve uma epidemia de crianças com autismo. A única coisa que os médicos suecos encontraram nessas crianças foi níveis muitos baixos de Vitamina D no sangue. A explicação do caso foi que devido à eles terem a pele escura do que os nativos nascidos na Suécia e em outros países europeu. Os Somalis ou somalianos não conseguiam absorver a radiação solar de uma forma eficaz e tinham níveis sérios de hipovitaminose D.



A deficiência de Vitamina D no organismo das pessoas já é uma pandemia.
E a forma de curar essa deficiência é relativamente simples, principalmente no Brasil: a maior fonte da Vitamina D é o sol. Tomar sol é necessário para o corpo sintetizar ela. Isso porque a Vitamina D, na verdade é um hormônio.



Mas se você é daquelas pessoas que não tem como pegar um sol todos os dias, acrescente na sua alimentação peixes, ovos, queijo e carne vermelha.


O neurologista Cícero afirma que baixos níveis dessa substância favorecem o surgimento de doenças como câncer, hipertensão, diabetes, derrames, distúrbios psiquiátricos e doenças autoimunes, que ocorrem quando o sistema imunológico da própria pessoa ataca e destrói os próprios tecidos saudáveis do corpo.

Nenhum comentário:

Pesquise